domingo, 18 de julho de 2010

YOBA visita Instituto Baccarelli em Heliópolis

Silvio Baccarelli e Ricardo Castro


No último dia 16 um encontro inédito marcou a visita da YOBA a São Paulo. Os integrantes foram até a sede do Instituto Baccarelli, onde puderam interagir com os jovens da Sinfônica Heliópolis - a principal orquestra do Instituto - durante todo o dia.

Assim que chegaram à sala de ensaios, os músicos baianos foram recebidos pela Sinfônica Heliópolis com uma bela e bem aplaudida execução de Candide Overture, que também está no repertório da Turnê da YOBA. Para retribuir, a YOBA - em versão reduzida, devido ao tamanho da sala - tocou o Danzón n.2 de Arturo Márquez, sendo ovacionada pelos paulistas. Neste momento chegava o próprio Silvio Baccarelli, fundador do Instituto, que agradeceu e deu as boas vindas ao grupo. Em seguida, a violinista da YOBA Priscila Gabrielle, de apenas 13 anos, foi convidada pelo maestro Ricardo Castro a reger a bela Nimrod, de Elgar, pela primeira vez, e emocionou a todos. Antes do intervalo para o almoço, a Juvenil da Bahia ainda pôde acompanhar o ensaio da Sinfônica Heliópolis com o rapper Rappin Hood, numa mistura inédita de rap com música de concerto.

Pela tarde, a YOBA realizou seu último ensaio antes da apresentação na Sala São Paulo, e mais uma vez teve os olhos atentos dos músicos de Heliópolis assistindo. A orquestra foi bastante elogiada e no fim do dia a integração parece ter surtido efeito: muito aprendizado e novos amizades feitas.

Nenhum comentário: