terça-feira, 3 de novembro de 2009

Quartetos da J2J se apresentam em Camaçari

Conduzidos por Richard Young, os quartetos da J2J interpretam obra de Shostakovich

Na última quarta-feira, 28 de outubro, a população camaçariense teve o prazer de ouvir a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e os Quartetos de Cordas da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. A casa estava cheia, e contou com a presença de cerca de 500 crianças e jovens, integrantes de projetos sociais locais, que, em sua grande maioria, estavam assistindo a uma orquestra sinfônica pela primeira vez.
O jovem Abner Pinto, fagotista da J2J, abriu o concerto ao solar nos três movimentos do Concerto para Fagote e Orquestra em Si bemol maior, K.191 de Mozart, acompanhado pela OSBA, e sob a regência de Ricardo Castro. A jovem camaçariense Vanessa Fernandez, de 16 anos – mesma idade de Abner – ficou encantada em ver alguém tão jovem tocando tão bem. "Eu achava que só tocava na frente de uma orquestra quem era velho ou no mínimo adulto." E entre risos, completou: "Eu também quero tocar bem assim, se ele pode eu também posso".

Logo em seguida, foi a vez dos quartetos de cordas da J2J se unirem e formarem uma orquestra de câmara, para tocar o belo e profundo Quarteto de Cordas n° 8 em Dó menor op.110, de Dmitri Shostakovich. A extraordinária obra é bem característica do compositor, onde estão presentes a dança brutal do Allegro Molto com o pesado tema de guerra, o delicado sarcasmo do Allegretto, a sutileza do Largo de Abertura, lembrando uma fuga, e a profunda inteligência da construção musical dos dois últimos Largos. À frente dos quartetos estava o renomado violista da Vermeer String Quartet de Chicago, Richard Young, que esteve na cidade por duas semanas monitorando os jovens instrumentistas.

Para encerrar a tarde com chave de ouro a OSBA retorna ao palco para acompanhar a lindíssima interpretação, feita por Young, da peça Estudos Sobre Simples Sons (Concerto para viola nº. 2), composição contemporânea de Alexander Tchaikovsky (não o confundam com o conhecido compositor clássico Piotr Ilitch Tchaikovsky). Os quatro movimentos do concerto foram bem aplaudidos pelo público, que pôde presenciar a bela cadência improvisada com temas jazzísticos, acompanhados de piano e contrabaixo, em harmonia com o aveludado e intenso som da viola de Young. Um dia rico, de belas interpretações no Teatro do Saber.

Nenhum comentário: