quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cônsul da Venezuela visita o NEOJIBA no TCA

A cônsul Coromoto Godoy (ao centro) visita o ateliê de lutheria do NEOJIBA

O NEOJIBA recebeu na tarde dessa terça-feira, dia 10 de novembro, a visita da cônsul geral da República Bolivariana da Venezuela em Recife, Coromoto Godoy Calderón, acompanhada da vice-cônsul Maria Dolores Mani. Elas foram acompanhadas pelo diretor-fundador do projeto, o maestro Ricardo Castro, pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Marcio Meirelles, e pelo representante da Câmara de Comércio Brasil - Venezuela de Salvador, Gilmar de Araujo.

Durante a visita, a cônsul fez a entrega de um cheque no valor de R$ 13.000,00, metade de uma doação que será repassada na íntegra até o início do ano que vem. Esse montante vai ser revertido em material para o primeiro ateliê de luthieria do NEOJIBA. A luthieria é a arte de fabricar e reformar instrumentos e o projeto já está preparando jovens músicos aprendizes para seguirem nesse ofício.

Além da entrega do cheque, a cônsul anunciou também uma futura parceria que vai disponibilizar cursos de espanhol para os integrantes das orquestras. Além disso, os estudantes de luthieria também foram convidados para participarem de estágio na Venezuela, nas oficinas do FESNOJIV, projeto no qual a criação do NEOJIBA foi inspirada.

Para o Secretário Márcio Meirelles, estreitar a relação com um país como a Venezuela é um caminho para se comunicar cada vez mais com a América Latina. O maestro Ricardo Castro também destacou a importância de uma doação feita por um país vizinho e aproveitou a oportunidade para apresentar aos visitantes a Orquestra Castro Alves (OCA), batizada nessa semana com o nome do poeta baiano, que executou algumas peças do seu repertório, assim como a Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J), formada por jovens de 11 a 25 anos, encerrando o encontro com música da mais alta qualidade.

Nenhum comentário: