segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Integrantes do NEOJIBA aprendem a ensinar com Susan Simán

Susan Simán realiza importante trabalho no ensino da iniciação musical

Entre os dias 16 e 21 de novembro esteve em Salvador a violinista venezuelana, da Miami Symphony Orchestra, Susan Simán. Ela veio a nossa terra com o objetivo de passar sua enorme experiência em iniciação musical, na propedêutica do ensino de música, em especial das cordas. Além disso, Susan fez ensaios com as cordas da J2J e OCA, e deu aulas individuais.

Esta é uma introdução do trabalho de Susan aqui. No início do ano que vem, com a mudança da sede do NEOJIBA para o Teatro do ICEIA, e com a inserção de novos alunos, ela retornará para preparar os integrantes do projeto a serem bons professores, passando a eles a propedêutica do ensino musical. Para ela, antes de ensinar como dar aulas se faz necessário o empenho em habilitar os músicos no seu desempenho como instrumentista e no seu papel na orquestra. "É preciso termos músicos sólidos, uma orquestra sólida, afinal sem músicos não há aluno".

Susan Simán tem um longo currículo como educadora, tendo sido por vários anos diretora do Centro Acadêmico Infantil de Montalbán (sede das orquestras infantis na Venezuela), onde desenvolveu centenas de atividades por inúmeros núcleos venezuelanos do FESNOJIV. Atualmente é diretora do Doral Conservatory, em Miami, e coordenadora de vários conservatórios e projetos de música em Nova York e Colorado (EUA), Porto Rico, México, Argentina, Colombia, dentre outros.

Nenhum comentário: