terça-feira, 27 de março de 2012

Orquestra Juvenil da Bahia é destaque do festival Música em Trancoso

Queima de fogos no encerramento do Festival Música em Trancoso


A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia foi destaque do festival Música em Trancoso (MeT), que aconteceu entre os dias 17 e 24 deste mês no extremo sul da Bahia. Em sua primeira edição, o Festival já é uma referência na área de festivais de música clássica no Brasil. O MeT reuniu a música erudita e popular num cenário paradisíaco – um anfiteatro de arquitetura singular, construído especialmente para o evento – tendo a Juvenil da Bahia como orquestra residente e convidados nacionais e internacionais.

O festival foi marcado também pela presença de grandes convidados. A Orquestra, sob a regência de Ricardo Castro, tocou com os músicos Rüdiger Liebermann (violino), Walter Küssner (viola) e Walter Seyfarth (clarineta), integrantes da Filarmônica de Berlim. Os concertos ainda contaram com a participação de Andreas Grünkorn (violoncelo), Benoit Fromanger (flauta), Richard Galler (fagote) e Jonathan Williams (trompa). Todos se apresentaram com a Orquestra também no concerto do dia 15 de março, na Sala Principal do TCA, mostrando com exclusividade ao público de Salvador um pouco da programação do MeT.

Em diferentes dias do Festival, o tenor polonês Tadeusz Szlenkier e a soprano inglesa Julia Thornton, que também estiveram em Salvador, acompanharam a Juvenil da Bahia em árias de famosas óperas como “West Side Story”, de Leonard Bernstein e de “La Boheme” e “Tosca”, de Giacomo Puccini, além de trechos de “La Traviata”, com participação de um coral formado por 20 músicos da Orquestra. Uma das grandes novidades do Festival foi a participação das pianistas francesas e irmãs Katia e Marielle Labèque, que foram solistas com a Orquestra nas peças ‘Rhapsody in Blue’, de George Gershwin, e ‘Concerto para dois pianos em mi menor’, de Francis Poulenc.

O Música em Trancoso também levou ao público apresentações de música de câmara. Os solistas internacionais e as irmãs Labèque se juntaram a jovens músicos da Juvenil da Bahia para a execução de “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Säens, entre outras obras. A plateia assistiu também ao octeto de sopros formado por Erica Smetak, Sandra Romero, Yuli Martinez, Abner Silva e Adauri de Oliveira, músicos da Juvenil da Bahia, com os solistas Jonathan Williams, Richard Galler e Walter Seyfarth. Na mesma noite, uma surpresa: o professor Walter Küssner, da Filarmônica de Berlim, convidou Geisa Santos, Nataly do Vale e Ana Paulin para um quarteto de violas. “Os músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia são muito bons. Eu agora os considero colegas”, disse Walter Küssner antes de tocar “Quarteto de violas”, de Telemann, com as três musicistas da Orquestra.

O público do festival Música em Trancoso pôde assistir ainda à execução da peça “Rio Negro - Suite” do compositor, pianista e arranjador Cesar Camargo Mariano, que dedicou a obra à Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia. Na apresentação, Cesar Camargo Mariano sentou-se ao piano para acompanhar a orquestra, sob a regência de Eduardo Torres, repetindo a parceria que havia sido inaugurada no concerto anterior, no Teatro Castro Alves.

O Música em Trancoso, já na primeira edição, se destacou como referência em eventos do gênero e reforçou o investimento do NEOJIBA na formação de novas plateias, sobretudo de jovens e crianças. Enquanto não tocavam no anfiteatro montado para o festival, os músicos da Juvenil da Bahia ministraram oficinas de iniciação musical em três escolas públicas de Trancoso. "As crianças são ótimas, e responderam da melhor maneira possível. É realmente muito recompensador e uma grande alegria para mim poder dar essas aulas", declarou Vanessa Melo, que, junto com Elizane Priscila, deu aulas de iniciação musical em uma escola municipal apoiada pelo Instituto SHC, parceiro do NEOJIBA. Ao final das aulas, os jovens estudantes assistiram a ensaios da Juvenil da Bahia e aos concertos do festival. Como atividade paralela às apresentações, os integrantes da Orquestra também tiveram masterclasses com os solistas internacionais.

O concerto de encerramento do festival Música em Trancoso, no dia 24, aconteceu na arena completamente lotada e presenteou o público com algumas surpresas. Uma delas foi a participação do jovem maestro Yuri Azevedo, que regeu a 5ª Sinfonia de Beethoven, abrindo o programa. A última peça, “Abertura 1812”, de Tchaikovsky, contou de músicos da Orquestra Sinfônica do Descobrimento, parceiro do NEOJIBA em Porto Seguro, e com uma surpreendente queima de fogos. O público, formado por pessoas de todo o Brasil e do exterior, aplaudiu de pé. “Tudo correu perfeitamente bem. Tudo foi além de minhas expectativas. Também foi gratificante ver o interesse do público, casa cheia todos os dias”, afirmou Rüdiger Liebermann após a última noite de concertos, marcando a importância do Festival Música em Trancoso.

Nenhum comentário: