sexta-feira, 16 de março de 2012

Juvenil da Bahia e convidados emocionam o público no TCA

Cesar Camargo Mariano executa sua composição preparada especialmente para a YOBA


Com a Sala Principal do Teatro Castro Alves lotada a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia iniciou sua série de concertos em 2012, sob a regência do maestro Ricardo Castro. O público, formado por pessoas de todas as idades, era também composto pelo Governador Jaques Wagner, a primeira-dama Fátima Mendonça e o Secretário de Cultura Albino Rubim.

A abertura do concerto aconteceu com a participação do flautista Benoit Fromanger, que acompanhou a Orquestra em "Concerto para flauta nº 1, em Sol maior (K313)", 1º movimento: Allegro maestroso, de Mozart. Na segunda obra, "La Bohème", de Giacomo Puccini, o tenor polonês Tadeusz Szlenkier subiu ao palco e emocionou a todos com a sua interpretação, que seguiu até um dos pontos altos do concerto, quando a soprano Julia Thornton entrou em cena para interpretar "Mi Chiamono Mimi" e os dois cantores apresentaram juntos "O Soave Fanciulla", marcando a primeira participação de cantores líricos em um concerto da Juvenil da Bahia. Antes do intervalo, o maestro Ricardo Castro comandou o bis, "Sinfonia Concertante para violino e viola", de Mozart com os músicos da Filarmônica de Berlim Rüdiger Liebermann (violino) e Walter Küssner (viola). O concerto ainda teve a participação dos solistas Andreas Grünkorn, Walter Seyfarth, Jonathan Williams e Richard Galler.

No retorno do intervalo, solistas e Orquestra apresentaram obras de Max Brunch. Carl Maria Von Weber e Edward Elgar. Os cantores voltaram juntos ao palco para a execução de West Side Story, "Maria" e "Tonight", de Leonard Bernstein, e a soprano Julia Thornton cantou a ária "Summertime", da ópera Porgy and Bess de Gershwin. Um dos momentos mais aguardados do concerto começou quando o maestro Ricardo Castro convidou ao palco o pianista, arranjador e compositor Cesar Camargo Mariano. Ele pôde explicar para a plateia como compôs "Rio Negro - Suíte", que dedicou aos jovens músicos. Em seguida, pianista e orquestra emocionaram o público sob a regência do maestro e coordenador pedagógico do NEOJIBA, Eduardo Torres.

A noite marcou o início da comemoração dos 5 anos do NEOJIBA e serviu de prévia para a participação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia e seus convidados no Festival Música em Trancoso, evento internacional que acontece no extremo sul da Bahia, onde os músicos já se encontram para os concertos que acontecerão entre os dias 17 e 24 deste mês.

Nenhum comentário: