domingo, 1 de abril de 2012

NEOJIBA promove Festival de Páscoa

Grupos orquestrais do Programa levarão música erudita para igrejas do Pelourinho durante todo mês de abril

Durante o mês de abril, o Programa NEOJIBA realizará uma série de concertos especiais em igrejas do Pelourinho, na capital baiana. Em quatro apresentações, uma em cada final de semana do mês, o Festival de Páscoa tem a proposta de contribuir com as ações de revitalização do Centro Antigo, através da realização de concertos abertos ao público. “Esta programação de concertos nas igrejas do Pelourinho valoriza a combinação entre o patrimônio musical da humanidade e nosso patrimônio histórico e arquitetônico”, afirma o maestro e diretor artístico do NEOJIBA, Ricardo Castro.

Durante o Festival, o público terá a oportunidade de conferir diferentes formações do NEOJIBA, executando obras de compositores como Bach, Mozart, Vivaldi, Haydn, Mendelssohn e outros, valorizando a acústica das igrejas. Abrindo o Festival, no dia 06 de abril, sexta-feira da Paixão, a Igreja de São Francisco receberá músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal formação do NEOJIBA, a partir das 19h. No repertório, peças do compositor romancista Carl Maria V. Weber, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e do padre e compositor italiano Antonio Vivaldi.

O concerto de abertura do Festival da Páscoa terá como solistas músicos do NEOJIBA, entre eles, o jovem fagotista Paulo Victor Ferreira, de apenas 9 anos. Instrumentista da Orquestra Castro Alves, grupo orquestral formado pelo NEOJIBA, Paulo Victor fará sua estreia como solista na peça “La Notte”, de Vivaldi. “Estou muito alegre e estudando bastante o concerto do Vivaldi para que dê tudo certo”, afirma o pequeno Victor, sem esconder o entusiasmo e expectativa para a apresentação. Além dele, o clarinetista Adauri de Oliveira e a flautista Ana Júlia Bittencourt também terão participação como solistas na apresentação.

A série contará ainda com concertos de música de câmara, nos dias 15, na Igreja do Carmo, e 22, na Igreja de São Francisco. No dia 28, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia volta a se apresentar no encerramento do Festival de Páscoa. Nestas apresentações, o público terá a chance de conferir o talento de solistas convidados. O violinista Alexandre Casado, o violista Richard Young, o violinista alemão Markus Däunert e o regente e professor Horst Schwebel, junto com trompetistas da UFBA, estão entre os convidados especiais que participarão do Festival de Páscoa. “Todo repertório foi adaptado ao período pascoal e às características acústicas das igrejas. Além disso, os músicos convidados são especialistas no programa que iremos executar”, explica o maestro Ricardo Castro, que também participará como regente e solista no concerto do dia 28, que será realizado na Catedral Basílica.

Nenhum comentário: