domingo, 8 de abril de 2012

Orquestra Juvenil da Bahia realiza oficinas de música com crianças de Vitória da Conquista


No intervalo do ensaio geral para o concerto de hoje à noite, na Arena Miraflores, músicos da Juvenil da Bahia realizaram oficinas com alunos do projeto Orquestra Conquista Sinfônica. Parceiro do NEOJIBA desde dezembro de 2011, o projeto é uma iniciativa do município de Vitória da Conquista e atende cerca de 100 crianças e jovens entre 6 e 16 anos, em parceria com entidades assistenciais da cidade. A partir da parceria com o NEOJIBA, a Conquista Sinfônica pretende investir na formação de monitores e, posteriormente, formar sua própria orquestra. "O nosso projeto tem um grande comprometimento com a metodologia do ensino de música. A maturidade do NEOJIBA é essencial pra gente. Essa parceria pode nos garantir a assistência necessária pra o que pretendemos implantar aqui", afirma João Omar, Coordenador de Cultura do município de Vitória da Conquista.
Durante o ensaio, as crianças acompanharam atentas cada instrução que o maestro Ricardo Castro dava aos músicos da Orquestra. Rafael Almeida, de 9 anos, estuda violino na Conquista Sinfônica e foi um dos primeiros a chegar pra ver o ensaio. "O som é muito bonito, a música é muito boa. Estou começando a conhecer a música clássica agora", comemora Rafael enquanto vê uma orquestra pela primeira vez. Para Pablo Fornasari, coordenador geral da Orquestra Conquista Sinfônica, a participação dos meninos nos ensaios é importante para que eles saibam como é a diciplina de uma orquestra. "Com isso, as crianças e as próprias famílias podem também respeitar o músico como um profissional. E este é também um objetivo nosso", garante.
O Concerto de Páscoa acontece logo mais às 18h na Arena Miraflores, em Vitória da Conquista. No repertório, a Juvenil da Bahia apresenta obras de vários compositores que fazem parte do repertório do NEOJIBA, como "Danzón n.2", de Arturo Márquez. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: