segunda-feira, 9 de abril de 2012

Concerto de Páscoa em Vitória da Conquista atrai quase 6 mil pessoas


O Domingo de Páscoa foi especial para Vitória da Conquista. A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia sob a regencia de seu Diretor Fundador, o maestro Ricardo Castro, se apresentou para um público de quase 6 mil pessoas, lotando a Arena Miraflores, inaugurada na noite de domingo. O concerto começou às 18h30 com a apresentação da "Suíte Carmen", de George Bizet. O público da Arena assistiu ao evento com muita disciplina e silêncio, sendo elogiado pelo maestro no final da apresentação.

O programa contou com a participação de solistas da Orquestra Juvenil da Bahia. O clarinetista e monitor Adauri de Oliveira foi destaque na execução do "Concerto para clarineta e orquestra n. 1", de Carl Maria von Weber. Já em "Concerto para trompete e orquestra", de Alexander Arutunian, foi a vez do trompetista, monitor e coordenador de música de Camera do NEOJIBA, Helder Passinho Jr. se apresentar como solista, numa homenagem póstuma ao compositor que acaba de falecer no mês passado.

O Concerto de Páscoa ainda contou com a participação especial de D. Ana Castro, mãe do maestro Ricardo Castro, que foi convidada em cima da hora para cantar o Hino a Vitória da Conquista acompanhado pela orquestra, sendo aplaudida de pé pelo público emocionado.

Como atividade complemetar, músicos da Juvenil da Bahia deram oficinas para alunos do projeto Orquestra Conquista Sinfônica, parceiro do NEOJIBA desde dezembro de 2011. "O nosso projeto tem um grande comprometimento com a metodologia do ensino de música. A maturidade do NEOJIBA é essencial pra gente. Essa parceria pode nos garantir a assistência necessária pra o que pretendemos implantar aqui", afirmou João Omar, Coordenador de Cultura do município de Vitória da Conquista. As aulas foram ministradas na própria arena, durante o intervalo do ensaio geral.

Durante a execução da "Abertura 1812", de Tchaikovsky, a Orquestra e o público foram surrpreendidos com uma queima de fogos de três minutos, que encerrava o concerto. Logo após, o maestro Ricardo Castro voltou ao palco para dois bis: "Mambo", de Leonard Bernstein, e "Tico-tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, contando com a participação da clarinetista Vanessa Melo, que dançou e empolgou o público acompanhada da Orquestra.

O concerto teve entrada franca e marcou a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia em Vitória da Conquista, cidade natal do maestro Ricardo Castro. O evento foi promovido pela Arena Miraflores e teve apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, Embasa, Banco do Nordeste, Petrobras e TV Sudoeste.

Nenhum comentário: