quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Músicos do NEOJIBA entram na reta final da turnê pela China

Os desbravadores do NEOJIBA na entrada de um templo em Guangzhou


A turnê da Orquestra Jovem das Américas (YOA) pela China continua trazendo surpresas e alegrias para os jovens do NEOJIBA. Após saírem das temperaturas amenas da província do Cantão, agora eles estão entrando na - gelada - reta final de concertos. A flautista Ana Júlia segue nos atualizando com as novidades de lá:

Sábado, 24 de dezembro de 2011

Por aqui, estamos nos preparando para mais uma noite musical, em noite especial: concerto na véspera do Natal.

Hoje, tivemos um dia maravilhoso: fizemos um tour pela cidade (Guangzhou) com direito a teleférico e visitas a templos budistas. O dia foi de céu azul porém com o vento frio sempre presente. Amanhã, faremos o nosso amigo secreto de Natal e teremos a nossa ceia.

Um Feliz Natal a todos, repleto de paz, harmonia e muita música!


***

Domingo, 25 de dezembro de 2011

Acabamos de chegar em Shenzhen, que fica a 2 horas da cidade onde estávamos. Fizemos a viagem de ônibus e foi bem tranquila. Ao chegar, pudemos caminhar um pouco e conferimos o quanto a cidade é bonita. Muito bem organizada e super limpa. Até agora, a cidade mais quente de todas. Temos que aproveitar esse calor porque nas próximas, encontraremos as mais baixas temperaturas.

No almoço de hoje, a cozinha chinesa e a ocidental, a escolher. Achei conveniente ficar com a chinesa porque a ocidental teria uma desvantagem: não ter o mesmo espírito. Os pratos chineses são lindos, nunca vi pratos tão sedutores, contudo, depois de duas semanas, já sonhamos com um bom bife... rs.

Daqui a pouco, estaremos saindo para mais uma noite de concerto. Ah! Claro, devo mencionar uma coisa: no concerto de ontem, após o Tico Tico, estávamos saindo do palco quando escutamos um trompete tocando Jingle Bells. De repente, toda a orquestra voltou e começou acompanhar o trompete animado. Quando percebi, todos os chineses estavam na frente do palco, cantando, dançando e aplaudindo. Imaginem a cena. Agora, a melhor parte: quem foi trompetista? O nosso Helder Passinho!

Amanhã, teremos um dia puxado pois nosso checkout será às 5:00 am e às 6h, estaremos embarcando para Dalian, que faz -3°. Salve-se quem puder!

***

Quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Começamos hoje a nossa grande maratona final: teremos sempre 1 concerto a cada noite em cidades diferentes. Ou seja, concerto às 20h, jantar, ter umas 4 horas para dormir, acordar de madrugada às 3h, checkout às 04h e por fim, aeroporto. As próximas cidades não são muito distantes e por isso, somente podemos garantir um breve cochilo no avião.

Acabamos de chegar em Pequim, com direito a neve! Por aqui, está muitíssimo frio e exatamente agora, encaramos uma temperatura de -8°. Com relação a neve, irei resumir em uma palavra: fantástico. Com relação ao frio: de doer. Amanhã, estaremos em Lanzhou e aí sim, salve-se quem puder mesmo porque ontem, estava fazendo -14°. A parte boa: tudo indica que teremos neve na virada do ano.

O concerto de ontem, em Dalian, foi o mais difícil de todos pois estava muito frio e o teatro não tinha um bom sistema de calefação. A vontade que dava era de tocar com luvas.

Hoje, tocaremos a sinfonia e assim, aqueceremos ao menos o coração.

Um comentário:

Lili disse...

Ah, que saudade... Vocês estão fazendo muita falta. O bom é que a alegria de vocês tem contagiado a China. Helder, você foi 10! Muito legal!
Queridos, aproveitem muito, toquem bem, como vocês já sabem fazer, e conheçam tudo, passeiem, riam e agradeçam a Deus por essa oportunidade maravilhosa. E não se esqueçam de se aquecerem, como Ana Júlia disse, principalmente o coração. Um grande beijo!!! Lília