sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Músicos do NEOJIBA realizam primeiros concertos na China

Os músicos do NEOJIBA no moderníssimo Guangzhou Opera House

Mais uma semana chegando ao fim, e nossa flautista e correspondente internacional, Ana Júlia Bittencourt, conta como foram os primeiros concertos da Orquestra Jovem das Américas (YOA) na China. Ana Júlia e mais 6 músicos do NEOJIBA estão desde o último dia 13 de dezembro em Turnê com a YOA. Confira:


21 de dezembro, 11:39

Ontem aconteceu nosso primeiro concerto aqui na China e foi muito bom. A orquestra tocou muito bem. Os chineses, no seu jeito discreto, gostaram bastante. Tocamos na sala média do teatro principal aqui em Chongqing, a qual deve ter a capacidade para 1.500 pessoas. A sala tem uma acústica muito boa, reforçando bastante o som da orquestra e é muito bonita.
No repertório, "Abertura Fledermaus" (Strauss), duas obras para Soprano e orquestra, duas músicas chinesas, "Valsa do Imperador" (Strauss), "Sinfonia n°4" de Tchaikovsky. No bis, a "Marcha Radetzky", com as palmas dos chineses.
Hoje, tocaremos novamente na mesma sala e espero que seja tão bonito quanto ontem.

Ontem também foi o último dia dos professores conosco. O Michael Webster, responsável pelas madeiras, deixará saudades.
Além dele, o músico responsável pelas cordas foi o Leon Spierer. Muita honra conhecê-lo. Vocês sabiam que ele foi durante 30 anos spalla da Filarmônica de Berlim?! Ele é muito simpático e acreditem, sempre que me via falava alto: NEOJIBAAA. rs. Entregamos um DVD nosso e ele adorou. Agradeceu muitíssimo! O Leon sempre falava a todos durante os ensaios: "nunca esqueçam que a nossa profissão é a mais encantadora do mundo e por isso, precisamos mostrar isso para o público quando tocamos, sempre com garra, paixão, alegria e muito amor." Foi uma honra trabalhar com esses grandes músicos durante esse curto período. Aprendi demais.

Amanhã bem cedo, estaremos indo para a próxima cidade e já soube que está um pouco mais quente, ou melhor, digamos que menos frio. Está sendo uma maravilhosa experência para mim e agradeço mais uma vez a todos por tudo e a Ricardo, pela grande oportunidade.


***

22 de dezembro, 13:09

Nesse exato momento, estamos no aeroporto de Chongqing aguardando o embarque para Guangzhou.

O concerto ontem foi muito bom, a orquestra tocou muito bem e os chineses caíram no samba com o Tico-Tico. No programa também tiveram outras obras como "Marcha Húngara" (Berlioz), "Lago do Cisne" (Tchaikovsky) e "Danse Bacchanale" (Saint-Saëns).
A próxima apresentação será amanhã.


***

24 de dezembro, 01:39

Estamos em Guangzhou, a primeira cidade autorizada pelo governo chinês a exercer práticas do capitalismo, sendo totalmente diferente de onde estávamos, Chongqing. Me sinto tão chinesa, que já nem preciso mais pescar os nomes dos lugares para escrever!

Velha China, Nova China, passado e presente lado a lado. O passado dos palácios e templos nos quais desfilaram aqueles imperadores de barba de seda, unhas longas e roupas douradas. A nova China é o verdadeiro mapa-mundi humano. Nas ruas, escutamos a todo momento o ruído das buzinas dos carros, cada uma mais potente que a outra. Em qualquer lugar que se chega, certamente uma caneca de chá irão te oferecer. O chinês tem esse dom da cordialidade.

Essa noite teve mais um concerto. O teatro é lindo: Guangzhou Opera House. A sala estava bem cheia, a orquestra tocou muito bem, o público gostou bastante e no final, mais uma vez, todos caíram no samba. Amanhã, tocaremos novamente na mesma sala. Oulala!

Até breve, com mais notícias.

Nenhum comentário: