segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jovem maestro do NEOJIBA rege Orquestra Sinfônica de Miami nos EUA

Yuri Azevedo, Eduardo Marturet, Frederico Gouveia e André Mehmari


Muita emoção na noite brasileira, no último sábado (dia 10) em Miami, quando o regente da Orquestra Sinfônica de Miami, Eduardo Marturet, fez se levantarem do meio da orquestra os cinco jovens provenientes da Orquestra Juvenil da Bahia, convidados para o concerto. Ao final do evento, intitulado "Journey to Brazil", o jovem Yuri Azevedo regeu o "Batuque", de Oscar Lorenzo Fernández, encantando a plateia do Knight Concert Hall do Adrienne Arsht Center.

O repertório contou com a "Suite de Danças Reais e Imaginárias", do compositor André Mehmari, seguida pelas "Bachianas Brasileiras No. 2" de Heitor Villa-Lobos, e pelo "Concerto de Piano No. 1, Opus 10" de Prokofiev, esta tendo a brasileira Simone Leitão ao piano. Na seqüência, André Mehmari interpretou ao piano, junto com a orquestra, o Andante de seu "Concerto Chorado".

A Orquestra Sinfônica de Miami foi regida em "Batuque" do Reisado do Pastoreio, de Oscar Lorenzo Fernández, por Yuri Azevedo, de apenas 20 anos - percussionista e aluno da classe de regência do NEOJIBA. Num dos mais belos momentos da noite, o maestro Eduardo Marturet passou a batuta para Yuri que, com competência e segurança, regeu a peça. Quando todos pensavam que a noite havia terminado, Yuri passou a batuta de volta a Eduardo Marturet, assumiu as baquetas da caixa e puxou o "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, que a plateia acompanhou com palmas e sorrisos.

A realização de "Journey to Brazil" deve-se ao Brasil Classical, que tem como diretor-executivo Frederico Gouveia e diretora artística Simone Leitão. Parte do valor arrecadado com a venda de ingressos vai ser usada para a compra de instrumentos musicais para o NEOJIBA. Sobre a participação dos jovens, Simone afirmou: "Os meninos brilharam nos palcos de Miami! Vão deixar saudades. Que grandes músicos estão se tornando. Mais uma vez parabéns pelo resultado humano do Neojibá".


Fonte: Miami Hoje

Nenhum comentário: