segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Concerto de Natal do NEOJIBA emociona a plateia da Concha Acústica

Ricardo Castro rege a YOBA e o coral formado por 188 crianças


Uma noite inesquecível. Toda a magia do Natal pôde ser sentida pelo público que encheu a Concha Acústica do TCA ontem (dia 18), e se emocionou com o grande espetáculo promovido pelo NEOJIBA. Com a participação de quase 450 jovens e crianças, músicos de todas as orquestras do Programa, além de convidados, o evento teve a apresentação descontraída do mestre de cerimônias Andrezão Simões, e transmissão ao vivo pelo portal do Irdeb na internet. Dentre os presentes estava um grupo de 45 jovens músicos do Projeto "Arte de Tocar", parceiro do NEOJIBA em Jacobina-BA, que viajaram 330 km só para prestigiar o Concerto.

Para abrir a noite, subiu ao palco uma orquestra de cordas formada por alguns dos mais jovens talentos do NEOJIBA. Os músicos da Orquestra de Cordas do CESA (de Simões Filho), da Orquestra Pedagógica Experimental do NEOJIBA (OPE), com a participação dos músicos do projeto Estrelas Musicais, executaram, sob a batuta de Karen Silva - violinista da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) e aluna da classe de regência no NEOJIBA - "Asa Branca" de Luiz Gonzaga e o Prelúdio do "Te Deum", de Charpentier.

Então, Andrezão chamou o maestro Ricardo Castro, que regeu a J2J com a "Sinfonia nº 4" de Tchaikovsky. Em seguida, foi a vez de subir ao palco o maestro Eduardo Torres, coordenador pedagógico do NEOJIBA, que contou com a especial participação do Grupo Garagem. Foi executada a bela composição "Mar do Norte", desta banda que completou 30 anos em 2011. Logo após, juntaram-se aos músicos da J2J os jovens da Orquestra Castro Alves (OCA), formando assim uma super orquestra com 160 integrantes: a Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA). A batuta foi passada para as mãos de Yuri Azevedo, de apenas 20 anos, que acaba de retornar dos EUA, onde regeu a Orquestra Sinfônica de Miami e foi elogiadíssimo pela crítica. No Concerto de Natal, Yuri conduziu a "Conga del Fuego Nuevo", de Arturo Márquez.

Um dos pontos altos e mais emocionantes do Concerto estava por vir. Entraram em cena 188 crianças e jovens para formar um belíssimo coral. Entre eles estavam o Coral do NEOJIBA, formado por alunos do Colégio ICEIA, e o Coral do SESI-Itapagipe. Os pequenos músicos da OPE também compunham o coral, e para completar o time, estava o Coral do IEM (Instituto de Educação Musical). Novamente com a regência de Ricardo Castro, o público se divertiu com o "Samba de uma Nota Só", de Tom Jobim, e um pout-pourri de músicas folclóricas. Na sequência, "Um Festival de Natal", de Leroy Anderson, arrancou sorrisos e lágrimas da plateia.

Com a saída do coral, a YOBA deu continuidade ao concerto mostrando toda a sua qualidade ao executar o quarto movimento da "Sinfonia nº 5" de Beethoven, o "Danzón nº 2" de Arturo Márquez, o famoso "Bolero", de Ravel, e "Sonhos Percutidos" do baiano Wellington Gomes, esta última com a participação especial de percussionistas do Projeto Axé. O programa foi assim encerrado, sob os calorosos aplausos de pé dos presentes.

Após toda a ovação, o jovem maestro Yuri retornou ao palco para reger no bis o "Tico-Tico no Fubá" de Zequinha de Abreu e o "Mambo", de Bernstein, encerrando a noite com muita alegria.


Clique aqui e veja a matéria da TV Bahia (Rede Globo) com a cobertura do concerto.

Para ver as fotos do 4º Concerto de Natal do NEOJIBA, clique aqui.

Quem não conseguiu assistir ao Concerto de Natal do NEOJIBA, terá uma nova chance: A TVE irá exibir a gravação do evento no dia 24 de dezembro, às 21h (horário brasileiro de verão). Se você estiver fora da Bahia, é só entrar no site da TVE e conferir a programação da TV em tempo real.

Um comentário:

Laíne disse...

Foi perfeito, realmente foi belissimo.