segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Músicos do NEOJIBA contam como foi a primeira semana na China

Laís, Isaac, Ana Júlia, Geisa, Helder e Danilo em frente ao grande Palácio de Chongqing.


Depois de dois longos dias de viagem, entre Salvador, Rio de Janeiro, Frankfurt e Pequim, os jovens heróis do NEOJIBA finalmente chegaram a Chongqing, onde iniciaram a semana de residência, na última quarta-feira. A flautista - e agora correspondente internacional - Ana Júlia Bittencourt conta como foi esta primeira semana na China.


Quarta-feira, 14 de dezembro

Por aqui, tudo esta indo muito bem! Hoje tivemos nosso primeiro ensaio com o maestro, e foi muito bom. Ele gostou bastante de tudo. Apesar do frio que continua, o fuso horário já não pesa tanto e a comida já não está mais tão picante. Acho que o paladar já não sente tanto... Estamos nos adaptando rápido.

Estávamos ensaiando em uma escola, algo como um centro cultural, que tem aulas de música e dança. Engraçado porque enquanto ensaiamos, os pequenos chineses ficam observando pela janela da porta, e quando saímos, para ir ao banheiro por exemplo, todos querem tirar fotos e ficam aplaudindo.

Por fim, fico imaginando a YOBA aqui na China, seria fantástico! Hoje no ensaio tocamos Malambo (da "Suíte Estancia" de Ginastera) e bateu uma grande saudade de todos.

***

Sábado, 17 de dezembro

Por aqui, mais um dia que chega ao fim. Hoje no ensaio orquestral, pela primeira vez passamos todas as obras do programa. A orquestra está tocando muitíssimo bem. Maravilha!

Ensaiamos hoje em uma academia de acrobatas daqui. O grupo da YOA é bem divertido e todos são muito simpáticos. Um dos spallas da orquestra, estará conosco em Salvador em março. Chama-se Ivan Zerpa e agora ele só fala em NEOJIBA.

O frio continua castigando e hoje, certamente foi o dia que mais sentimos. Hoje passamos o Tico-tico no Fubá. O pessoal, é claro, fazendo coreografias, porém o maestro, no seu estilo, não aprovou muito (risos). Tudo bem, todos continuaram mesmo assim, e no final... não, ele não caiu no samba, mas deixou a coreografia.

Os chineses estão sendo bem simpáticos e toda hora, não importa onde seja, eles querem tirar uma foto. Estou gostando muito de tudo por aqui e aproveitando cada detalhe porém, apesar de estar na China com a YOA, penso muito na China com a YOBA!
Saudade de todos e da orquestra.

***

Segunda-feira, 19 de dezembro

Hoje foi o nosso último dia de residência aqui em Chongqing e amanhã, será o nosso primeiro concerto da turnê. Serão dois concertos nessa cidade. A expectativa é grande e estou bastante ansiosa.

A orquestra está tocando muito bem. O repertório para toda a turnê contém muitas obras, incluindo compositores como Beethoven, Strauss, Berlioz, Ginastera, Glazunov, Saint-Saëns e muitos outros, porém a música de maior peso é a Sinfonia n°4, de Tchaikovsky.

O frio continua porém a música aquece. Ontem, estávamos voltando do jantar e antes de chegar ao hotel, passamos por uma praça, que fica em frente ao grande Palácio, onde centenas de chineses estavam dançando. Foi uma cena impressionante pois eram muitos, divididos em vários grupos e cada grupo com a sua música. A melhor parte é que também tivemos que dançar para atravessar a praça!

Aguardem mais fotos e notícias após o concerto!

Um comentário:

Lili disse...

Queridos, muito sucesso por aí!!!
Saudades muitas, mas a certeza de que o que estão fazendo vem do coração e vai promover felicidade no coração de muitos!
Ana, continue seu diário! É muito legal!
Que Deus abençoe vocês!!!! E os traga de volta em paz e saúde!!!
Bjos, Lília