terça-feira, 21 de agosto de 2012

Orquestras do NEOJIBA são atração do Música para Brincar


O NEOJIBA fez sua estreia no projeto Música para Brincar em grande estilo. O concerto aconteceu na Concha Acústica do Teatro Castro Alves no último domingo, 19 de agosto, com a participação da OCA (Orquestra Castro Alves), OPE (Orquestra Pedagógica Experimental) e a Orquestra Santo Antônio (do NPO CESA, em Simões Filho).

A apresentação teve como mestres de cerimônia as violinistas do NEOJIBA Priscila Gabrielle e Karen Nino, e foi regida pelo maestro equatoriano David Calderón. No meio do concerto, ele passou a batuta para Yuri Azevedo, que regeu a Orquestra Castro Alves durante a execução de "Suite Estancia (mov. III e IV)", de Alberto Ginastera. O jovem regente ainda interagiu com a plateia, ensinando aos pequenos espectadores sobre a importância do silêncio na música de concerto, o que são os movimentos das composições, dentre outras lições.
O repertório foi variado e mesmo com o domingo chuvoso mais de mil crianças e adultos compareceram à Concha. O programa ainda contou com obras de compositores já conhecidos do público do NEOJIBA, como Bizet, Chopin e Arturo Márquez. As três orquestras executaram juntas obras de Charpentier, Dvořák, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com arranjos de Jamberê Cerqueira, tubista do NEOJIBA. Em clima de festa, o concerto foi encerrado com o I movimento da Suite Estancia de Ginastera.

2 comentários:

Janaína Mascarenhas disse...

Foi lindo! Emocionante! Minha filhota de 4 anos amou. E nós, obviamente, também. Parabéns!!!!!

JPaulino disse...

Parabéns por mais esta bela apresentação do Neojiba. Brilhante o investimento de vocês com os jovens e crianças.