sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Parceiro do NEOJIBA, Cesa representa a Bahia em prêmio nacional de educação



O Cesa - Centro Educacional Santo Antônio, onde funciona o Núcleo de Prática Orquestral (NPO) de Simões Filho do NEOJIBA, vai representar a Bahia na 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A unidade, que tem como diferencial o modelo de escola em tempo integral, ficou em primeiro lugar dentre todas as escolas baianas que se inscreveram para a seleção e foi eleita Destaque Estadual.

Das 160 escolas públicas da Bahia inicialmente inscritas, 27 enviaram os relatórios à comissão avaliadora e apenas três delas foram selecionadas para receber a visita dos técnicos. O Cesa foi uma delas e, em sua primeira participação, já conquistou a chance de disputar o prêmio nacional com os vencedores dos outros estados e do Distrito Federal. O resultado das seis finalistas será anunciado no próximo dia 03 de setembro. Já o nome da escola Referência Brasil será conhecido no dia 05 de novembro, durante a cerimônia nacional de premiação.

A avaliação é sistêmica e ocorre em cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão de resultados, gestão participativa, gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos. “Seguindo um modelo de atendimento que inclui e agrega outras linguagens à formação básica, esta escola considera o aluno nas suas mais diversas estaturas (cognitiva, social, afetiva) e trabalha para potencializá-las. Nosso foco está aí, no ser humano integral”, comenta a coordenadora, Rita Frois. Ela destaca o compromisso dos educadores do Cesa em construir uma prática pedagógica eficiente e a reflexão constante sobre essa prática, gerando um processo contínuo de evolução.
No NPO Cesa são realizadas aulas de prática de orquestra e de canto coral, além de aulas de instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os monitores do NEOJIBA dão aulas para cerca de 150 crianças de 8 a 13 anos nas dependências das Obras Sociais Irmã Dulce. 

Cesa

O Centro Educacional Santo Antônio é um dos 17 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce. Nasceu em 1964 como um orfanato em que a religiosa abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico. Hoje, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, atende a cerca de 700 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda oferecendo ensino fundamental (1ª a 8ª série), alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. Oferece ainda ação complementar com acesso à arte-educação, cinemateca, biblioteca, brinquedoteca, inclusão digital, educação ambiental, atividades esportivas, parque infantil, atendimentos odontológico e pediátrico, atendimento às familias e iniciação profissional.

Nenhum comentário: