quinta-feira, 3 de março de 2011

Os desbravadores da música na Costa do Descobrimento

Jovens do NEOJIBA ensaiam com alunos do IASA, em Santa Cruz Cabrália


Por Ana Júlia Bittencourt
Flautista e coordenadora da J2J

No dia 22 de fevereiro, saímos de Salvador rumo a Porto Seguro. Um grupo com 38 músicos do NEOJIBA, formando uma orquestra de câmara para uma pequena turnê pela Costa do Descobrimento.

Na região, visitamos dois projetos culturais: a Orquestra Sinfônica do Descobrimento, em Porto Seguro, e o Instituto Amigos de Santo André – IASA, no município de Santa Cruz Cabrália. No IASA, passamos a tarde dando aulas aos jovens músicos, e no final da visita, tocamos todos juntos sob a regência da jovem maestrina da classe de regência do NEOJIBA, Priscilla Gabrieli. Em Porto Seguro, na sede da Orquestra Sinfônica do Descobrimento, também trabalhamos com os músicos e foi uma fantástica tarde produtiva.

Nossa viagem foi finalizada com a visita ao novíssimo e belíssimo Centro Educacional do Instituto SHC, em Trancoso, onde realizamos o concerto de encerramento da turnê. Vale ressaltar que nesse dia, nos apresentamos em um ginásio lotado com aproximadamente 2.300 pessoas, entre elas, centenas de crianças. Foi uma linda apresentação para a inauguração da escola onde o Neojibá irá atuar na capacitação e acompanhamento dos monitores de música.

Pra mim, um dos momentos mais marcantes dessa turnê aconteceu nesse concerto em Trancoso: na última música, Asa Branca, o maestro Ricardo Castro chamou uma criança para reger. Quando menos esperamos, subiu ao palco uma garotinha que devia ter uns 6 anos e começou a reger com uma baita segurança, olhando fundo nos olhos de cada músico. A pequena aprendiz conduziu super bem a orquestra!

Foi uma bela turnê, cheia de aprendizado e ensino, afinal, “aprende quem ensina”. E viva a música!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Lavínia, tenho 12 anos, toco violino, e faço parte da Orquestra Santo Antônio da cidade de Conceição do Coité. A gente espera ansioso que logo o neojibá venha nos visitar.