terça-feira, 15 de março de 2011

Depoimento do maestro Jonathan Govias


Entre os dias 13 e 19 de fevereiro esteve em Salvador o maestro canadense Jonathan Govias. Especialista no “El Sistema” venezuelano, ele fez parte da primeira turma do programa Abreu Fellows. No NEOJIBA, Jonathan ministrou uma oficina de regência, conduziu ensaios de naipe e de orquestra, além de realizar uma palestra sobre os 5 fundamentos do El Sistema.

Em seu site, Jonathan escreveu um belo artigo, contando as impressões de sua visita e trabalho com o NEOJIBA. Confira alguns trechos:

"O Neojibá é uma iniciativa notável. Em minha considerável experiência, é a primeira vez que vejo um programa que tem suas atividades coordenadas diariamente por músicos de renome internacional, e as diferenças são imediatamente óbvias. Há uma ênfase interna muito grande em construir artistas, e não apenas técnicos; em criar músicos inteligentes, atenciosos, e não mímicos musicais."

"É certo que o Neojibá tem a vantagem de partir de uma posição de força técnica. Ricardo [Castro] e Eduardo [Torres] tomaram a decisão estratégica deliberada de começar por construir a melhor orquestra de jovens possível, um objetivo que realizaram em menos de cinco anos. O raciocínio era simples: inspirar corações e mentes primeiramente com a arte, e aproveitar essa boa vontade, fiança e apoio do público para um programa de maior acessibilidade. E foi exatamente o que eles fizeram."

Para ler o artigo completo, clique abaixo:
Em inglês (texto original)
Em português (com tradução automática)

Nenhum comentário: