terça-feira, 26 de junho de 2012

Maestro Ricardo Castro representa o NEOJIBA no Festival of the World em Londres



O Maestro Ricardo Castro está em Londres para representar o NEOJIBA no Festival of the World do Southbank Centre. O festival começou no dia 25 de junho e segue durante todo o verão com atrações musicais ao vivo e instalações inspiradas no tema "A arte e a criatividade podem mudar vidas". No programa do evento, o NEOJIBA foi anunciado como pioneiro em apresentação de orquestras jovens na Europa. Ontem, a convite do Southbank Centre, o maestro Ricardo Castro participou de uma mesa-redonda com outros diretores de projetos inspirados pelo El Sistema (projeto venezuelano fundado em 1975 que promove integração social através da música e inspirou a criação do NEOJIBA e de outros projetos semelhantes no Brasil e no mundo).

"Se a orquestra acabar, seria como retornarmos a um mundo de escuridão", "música é tudo aquilo que você pode sentir". Estas foram algumas frases ditas por jovens músicos do NEOJIBA em um vídeo apresentado por Ricardo Castro que comoveu a plateia do Festival of the World. "Absolutamente incrível o vídeo do NEOJIBA. Que crianças! Nós ainda temos muito a aprender com elas", afirmou no Twitter uma das pessoas que assistia à participação do maestro. O tema da mesa era "Inspirados pelo El Sistema - O pensamento atual dos profissionais mais importantes do mundo", que contou também com a presença de Juan Antonio Cuellar, do Batuta (Colômbia) e Dan Trahey, da ORCHkids (Estados Unidos).

Hoje à tarde a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, da Venezuela, se apresentou com o regente Gustavo Dudamel compondo a grade de atrações do Festival of the World. O evento foi transmitido ao vivo pelo site do festival.

Nenhum comentário: