segunda-feira, 28 de maio de 2012

Programa paraibano inspirado no El Sistema recebe visita de Ricardo Castro


A Paraíba possui histórico de forte educação musical, com escolas, bandas e orquestras em diversas cidades. Partindo desta premissa o Governo do Estado - em parceria com a Secretaria de Cultura e tendo à frente o renomado oboísta e maestro Alex Klein - criou o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA), que é baseado no El Sistema, programa venezuelano que hoje engloba 125 orquestras jovens, e no qual o NEOJIBA também se inspirou.

Na semana passada, o PRIMA
recebeu pela primeira vez a visita do diretor geral do NEOJIBA, o maestro Ricardo Castro, que está na cidade para se apresentar com a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Ele pôde conhecer as instalações e acompanhar as atividades que vem sendo realizadas no pólo do PRIMA em Cabedelo, além de conversar com os alunos, e ouvir um ensaio da Jovem Orquestra de Cabedelo (JOC).

O PRIMA tem como principal meta a interação social na Paraíba através da música, objetivo que tem sido alcançado com êxito no El Sistema e no NEOJIBA, principais referências do Programa. Apesar da inspiração, o PRIMA pretende aproveitar a infra-estrutura pedagógico-musical já existente e unir seus propósitos ao redor de uma rica tradição musical.

Detalhes sobre o PRIMA e mais fotos da visita do maestro Ricardo Castro podem ser encontrados no blog do Programa.

Nenhum comentário: