segunda-feira, 14 de maio de 2012

NEOJIBA realiza intercâmbio pedagógico em Jacobina e Conceição do Coité

Entre 11 e 13 de maio o NEOJIBA visitou as cidades de Jacobina e Conceição do Coité, ambas no interior da Bahia, para desenvolver atividades pedagógicas com os projetos Arte de Tocar (PROJART) e Santo Antônio de Música.

Sopros em Jacobina

O Quinteto de Sopros do NEOJIBA, formado pelos músicos Ana Júlia Bittencourt, Valter Rodrigues, Adauri Oliveira, Yuli Martinez e Sandra Romero, foi a Jacobina/BA, que fica a 330 km de Salvador, trabalhar com o Projeto Arte de Tocar (PROJART), parceiro do Programa desde 2011. Foram três dias de oficinas e uma noite de concerto na Concha Acústica do ECLEM. Os monitores do NEOJIBA realizaram três oficinas, de sexta a domingo, para diferentes grupos de instrumentistas, incluindo oboé, trompa e fagote. Além dos alunos do PROJART, participaram das aulas alunos de filarmônicas de cidades vizinhas. Nos workshops foram trabalhadas técnicas essenciais para a execução dos instrumentos e que atendem às principais demandas dos músicos das filarmônicas, que já realizam concertos na região. O maior grupo foi formado por clarinetistas, cerca de 12 músicos, que trabalharam a respiração além de realizarem ensaios com os monitores.

Participaram também da viagem os músicos do PROJART, Verônica Santos (violoncelo) e Otoniel da Silva Junior, que estão fazendo intercâmbio em Salvador. Otoniel, que além de estudar violino faz parte da oficina de lutheria do NEOJIBA, já aproveitou a visita para realizar reparos nos instrumentos dos alunos de Jacobina.

Esta foi a segunda vez que o NEOJIBA visitou o Arte de Tocar. O primeiro encontro aconteceu em agosto de 2011 com uma visita do Quarteto de Cordas. Durante a visita deste mês, foi possível destacar o crescimento do projeto em Jacobina, que hoje atende cerca de 100 alunos entre 8 e 25 anos.


Cordas em Coité

Já em Conceição de Coité, a 210km de Salvador, o Quinteto de Cordas, formado por Filipe Gois, Francisco Alves, Rosane Villaça, Jéssica Almeida e Amanda Menezes, foi responsável pelas atividades com os músicos locais. Durante o final de semana o Projeto Santo Antônio de Música recebeu os monitores do NEOJIBA pela primeira vez na história do Projeto, que completa seis anos em 2012. Os monitores do NEOJIBA promoveram ensaios de naipes (grupos de cada instrumento), ministraram aulas de técnica específica e de etiqueta orquestral. Os músicos do NEOJIBA também participaram da preparação do repertório que a orquestra do Projeto vai apresentar no Rio de Janeiro, em 21 de maio, na 4ª Mostra de Artes.

Participaram da visita também os luthiers do NEOJIBA, David Matos e Alan Jonas, que realizaram os primeiros reparos nos instrumentos do Projeto. Em 2011, o Santo Antônio de Música foi contemplado com recursos do Criança Esperança, o que possibilitou a compra de instrumentos para a formação da orquestra.

Atualmente o Projeto Santo Antônio de Música está captando recursos para a construção da nova sede que vai conter um teatro além das salas de aula. Saiba mais no blog do projeto: www.santoantoniodemusica.blogspot.com.


Dia das Mães

Além das oficinas, os quintetos do NEOJIBA participaram de concertos nas duas cidades, em homenagem ao Dia das Mães, ambos na noite de sábado, às 20h. Em Jacobina, a Concha Acústica do ECLEM recebeu os integrantes do PROJART e do NEOJIBA para um grande concerto que atraiu cerca de mil pessoas e contou com a participação dos alunos de flauta doce e violão, totalizando mais de 150 músicos no palco.

Em Conceição do Coité o Projeto Santo Antônio de Música o concerto do Dia das Mães, que teve sua 3a edição neste ano, no Centro Cultural Ana Rios de Araújo. A apresentação foi inciada pelo Quinteto de Cordas do NEOJIBA, seguido de um quarteto de violoncelos formado por Filipe Góes, da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, e músicos do projeto. O encerramento ficou por conta de todos os instrumentistas juntos, com músicas em homenagem às mães, acompanhadas pela plateia de 280 pessoas, que cantou em coro.

Nenhum comentário: