quinta-feira, 16 de junho de 2011

Músicos do NEOJIBA se apresentam para a Orquestra Simón Bolívar sob a regência de Gustavo Dudamel

O maestro Gustavo Dudamel rege os jovens do NEOJIBA

No dia 15 de junho, Salvador foi a primeira cidade do Brasil a receber a Orquestra Sinfônica da Juventude Simon Bolívar, acompanhada pelo maestro Gustavo Dudamel e pelo Diretor Fundador do "El Sistema" Maestro José Antônio Abreu, que iniciou na capital da Bahia a Turnê Latino-Americana em comemoração ao Bicentenário da Independência da Venezuela. Além da honra de receber a primeira apresentação da Turnê, que passa ainda por três cidades brasileiras e por quatro países, a vinda da orquestra foi ainda mais marcante por causa do encontro do principal produto do El Sistema com o NEOJIBA, que é o primeiro programa governamental brasileiro integralmente inspirado na experiência venezuelana.

Na chegada dos 250 musicos e equipe a Salvador, dia 14 de junho, uma comitiva de integrantes do NEOJIBA fez uma calorosa recepção no aeroporto. No dia 15, os integrantes do NEOJIBA assistiram ao ensaio geral da Simón Bolívar na Sala Principal do TCA e ao final 150 músicos do programa baiano subiram ao palco para realizar a apresentação mais importante de sua história: tocar para os músicos da Simón Bolívar, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel.

Os baianos prestaram uma homenagem aos músicos venezuelanos, muitos dos quais estiveram várias vezes em Salvador participando do NEOJIBA, tocando Danzón nº2, de Arturo Márquez uma das peças mais marcantes do repertório da Simón Bolívar, e executaram ainda a brasileira Batuque, de Lorenzo Fernandez, sendo ovacionados de pé pela orquestra e por Dudamel.

De noite, todos os integrantes prestigiaram a apresentação da orquestra, que veio a Salvador através da Série TCA e com patrocínio da Odebrecht e Braskem.

Clique aqui e veja fotos exclusivas desse encontro histórico.

Um comentário:

Ana Júlia disse...

Obrigada a todos que possibilitaram essa momento tão especial para todos nós! Lembro da 1° vez que escutei essa orquestra na Venezuela em 2007, junto com os primeiros monitores do NEOJIBA. Ficamos maravilhados, encantados e emocionadíssimos! Dessa vez, não foi em nada diferente!
Vamos torcer para que um momento como esse seja cada vez mais possível!