segunda-feira, 4 de julho de 2011

YOBA lota TCA em concerto ao Dois de Julho

Mario Ulloa agradece ao público que aplaude de pé a bela apresentação


Mais um 2 de julho para ficar na memória da Bahia. Desta vez, porém, para a música sinfônica do estado. O concerto realizado pela Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA), realizado no último sábado, lotou os 1500 assentos da sala principal do Teatro Castro Alves. Os ingressos se esgotaram quatro horas antes do início da apresentação, com fila de espera e cambistas vendendo entradas a até 40 reais - no que pode ser chamado de "efeito El Sistema", duas semanas após o concerto no TCA da Orquestra da Juventude Venezuelana Simón Bolívar.

Sob regência do maestro Eduardo Torres, e tendo como solista o exímio violonista costa-riquenho Mario Ulloa, a YOBA prestou sua homenagem à data magna da Bahia em grande estilo. A apresentação foi aberta com o "Hino ao Dois de Julho", com arranjo de Fred Dantas para a composição de José dos Santos Barreto. "Les Préludes", do bicentenário Franz Liszt, deu sequência ao programa, trazendo em seguida o belíssimo Adagio do "Concerto de Aranjuez", do espanhol Joaquín Rodrigo, com Mario Ulloa ao violão. A música foi dedicada ao irmão de um integrante do NEOJIBA, que havia falecido naquela manhã, emocionando músicos e plateia. Ulloa ainda retornou ao palco para interpretar a tradicional composição andina "El Condor Pasa". Após o intervalo, foi a vez do "Miudinho" de Heitor Villa-Lobos arrancar os aplausos do público, assim como a misteriosa "Sensemayá", do mexicano Silvestre Revueltas. O programa foi encerrado com "Sonhos Percutidos", do baiano Wellington Gomes, que estava presente no teatro e, juntamente com a orquestra, foi aplaudido de pé. A YOBA ainda presenteou o público com o já tradicional "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, com o arranjo do tubista da Juvenil da Bahia, Jamberê, contando mais uma vez com Mario Ulloa, que executou em seu violão as partes que foram originalmente arranjadas para piano, encerrando de maneira mágica a noite de celebração.

O concerto trouxe algumas das composições - a exemplo da peça de Wellington Gomes - que serão apresentadas na mais nova turnê internacional do NEOJIBA. No dia 05 de agosto, a YOBA será a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar no Festival Young Euro Classic, na abertura do evento, em Berlim. Em seguida, a Orquestra viaja a Genebra, onde se apresenta no Victoria Hall, no dia 07 de agosto, como parte da programação do “Musiques en Été” (Músicas no Verão).

Clique aqui e veja as fotos do evento.

Nenhum comentário: