quinta-feira, 21 de outubro de 2010

J2J realiza segundo concerto didático de 2010

Ricardo Castro apresenta as famílias de instrumentos que compõem uma orquestra


Na tarde de ontem (20 de outubro), a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho realizou seu segundo Concerto Didático de 2010 na sala principal do Teatro Castro Alves. Os Concertos Didáticos são apresentações abertas ao público, direcionadas especialmente para crianças e jovens de escolas do ensino público e privado, tendo grande importância para a difusão da música de concerto a partir da aproximação de um público que em sua maioria nunca teve contato direto com músicos e instrumentos orquestrais.

Nesta edição dos Concertos Didáticos os músicos vestiram camisetas coloridas, sendo que cada cor representava uma das 4 famílias de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão). O maestro Ricardo Castro intercalava a apresentação das peças interagindo com as crianças do público e explicando o que era o quê na orquestra. Num primeiro momento, somente os instrumentistas de cordas subiram ao palco, para executar o Adagietto da 5° Sinfonia de Mahler. Em seguida, a orquestra ficou completa para tocar a apoteótica Pássaro de Fogo de Stravinsky.

Entre as instituições presentes estavam o Centro Educacional Santo Antonio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho; alunos do ensino regular e da escola para pessoas com deficiência mental do SESI Itapagipe; as crianças e os adolescentes do GACC(Grupo de Apoio à Criança com Câncer); alunos da Escola Ecológica Fundação Terra Mirim, de Simões Filho; além dos jovens beneficiados pelos projetos sociais da Petrobras, patrocinadora do evento.

A apresentação de ontem ainda foi marcada pela comemoração dos 3 anos da primeira apresentação do NEOJIBA, quando a Juvenil 2 de Julho esteve no Palco Principal do Teatro Castro Alves sob a regência do jovem maestro venezuelano Manuel López Gómez, enviado especialmente pelo FESNOJIV, programa no qual o NEOJIBA se fundamentou. Antes do início da apresentação, um vídeo foi exibido com uma de retrospectiva do Programa, onde foram mostrados momentos marcantes da sua história e a evolução musical dos jovens integrantes das orquestras. Ao final do concerto, os músicos tocaram um merecido Parabéns a Você.

Nenhum comentário: