segunda-feira, 5 de abril de 2010

Músicos convidados: Frank Giraldo e Alejandro Posada

Frank Giraldo e Alejandro Posada

Estiveram em Salvador na última semana dois grandes músicos sul-americanos, para trabalhar com os jovens do NEOJIBA. O venezuelano Frank Giraldo, primeiro oboé da reconhecida Orquesta Sinfônica Simón Bolívar, e o colombiano Alejandro Posada, regente titular da Orquestra Sinfônica de Castilla y León.

No período em que esteve na cidade, de 29 de março a 02 de abril, Frank pôde dar aulas ao naipe de oboé, além de coordenar ensaios com as madeiras da Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J) e os sopros da Orquestra Castro Alves (OCA). Já o maestro Alejandro Posada, que estava em Salvador para se apresentar com a OSBA, ficou responsável por reger os ensaios gerais da J2J, trabalhando a Candide Overture, de Bernstein, e Bachianas n.4 de Villa-Lobos.

Além de ser o primeiro oboísta da Simón Bolívar, Frank Giraldo é membro do quinteto de sopros Venezuela, e do Ensamble Kumañi, com o qual toca música venezuelana. Alejandro Posada, que já venceu várias competições internacionais de regência, como o Competition for Young Conductors of the Vienna Chamber Orchestra, também conduz a Orquestra Sinfônica da Colômbia, desde 1996.

Nenhum comentário: