segunda-feira, 19 de abril de 2010

2° concerto da Temporada 2010 do Neojibá comemora parceria com Instituição Americana

Uma parceria do Neojibá com a Brasil Classical, que promove a divulgação da música clássica brasileira nos Estados Unidos será celebrada no dia 20 de abril, às 20 horas, durante o segundo concerto da temporada da Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J) no Teatro Castro Alves (TCA). A Brasil Classical é uma organização sediada em Miami e Nova York, fundada e dirigida pela pianista mineira Simone Leitão em 2009, que promove a música classica brasileira nos Estados Unidos, através de concertos com destaque para intérpretes e repertório brasileiros.

O projeto da “Brasil Classical” tem a Fundação Inter-Americana de Cultura e Desenvolvimento (ICDF) como um dos seus parceiros, que, através do Banco de Instrumentos Musicais, cuida de comprar instrumentos para projetos sociais. “A organização escolhe projetos de música que se enquadrem na filosofia do FESNOJIV (Sistema Nacional das Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela) para expandir a música de orquestra. A renda das produções realizadas nos EUA é convertida em instrumentos trazidos para nosso país, onde, geralmente, acontece uma cerimônia de entrega e um concerto”, conta o maestro e produtor da Brasil Classical, Frederico Gouveia. A realização do concerto e o transporte das crianças que assistirão ao Concerto Didático nos mesmo dia às 16h tem apoio da VALE, principal patrocinadora do Brasil Classical.

Esta é a primeira vez que a Bahia tem uma temporada de Orquestra Juvenil. Depois do sucesso do primeiro concerto, apresentado no Dia da Música Clássica (5 de março), as expectativas dos organizadores para o segundo, no dia 20, são as melhores possíveis. No repertório da Orquestra J2J, regida pelo maestro Ricardo Castro, estão confirmados Bernstein (Candide Overture), José Moncayo (Huapango), George Gershwin (Rhapsody in Blue) e Villa-Lobos (Bachianas n° 4). O solo será da pianista Simone Leitão, fundadora e diretora artística da Brasil Classical. Os ingressos vão custar R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

No mesmo dia acontece o primeiro Concerto Didático do ano, às 16h, na sala principal do TCA. Na oportunidade, diversas instituições marcarão presença, e seus alunos e integrantes terão com o apoio da Vale direito a transporte e lanche para assistir à apresentação. Entre as instituições confirmadas estão: APAE, ICEIA, Colégio 2 de Julho, Escola Parque, Comunidade Alto da Sereia, Colégio Manoel Novais, Colégio Militar de Salvador, Associação Pracatum, Projeto Santo Antônio de Música (vindos de Conceição do Coité), Obras Sociais Irmã Dulce (de Simões Filho), Hora da Criança e Projeto Axé. “São apresentações voltadas para o público infanto-juvenil que poderá conhecer a formação de uma orquestra, com explanações sobre os instrumentos e o repertório executado”, afirma o diretor fundador da Orquestra Juvenil 2 de Julho, Ricardo Castro. “A programação do dia 20 está imperdível”, conclui.

Nenhum comentário: