terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Integrante do NEOJIBA é premiada no FEMUSC

Érica Smetak (11) foi escolhida Revelação do FEMUSC entre mais de 580 músicos de 16 países

No último sábado, dia 30, a oboísta Érica Smetak, integrante do NEOJIBA de apenas 11 anos, recebeu o Prêmio Revelação na edição 2010 do Festival de Música de Santa Catarina – FEMUSC. O prêmio foi entregue das mãos do também oboísta – um dos melhores do mundo – e diretor artístico do Festival, Alex Klein, que não poupou elogios à pequena musicista, escolhida entre mais de 580 instrumentistas de todo o Brasil e de outros 16 países. A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento do FEMUSC, realizada na Arena Jaraguá, que contava com cerca de 2 mil presentes. O evento apresentou a Mega-Orquestra do FEMUSC, formada por cerca de 250 músicos participantes do Festival, e Érica foi a solista de uma das músicas do programa, o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, sob a regência do jovem maestro Yuri Azevedo, também integrante do NEOJIBA.

Érica ingressou no NEOJIBA na época de sua fundação, em setembro de 2007, tocando flauta doce. Em pouco tempo ela se destacou como excelente musicista e ao final de 2008 começou a aprender o oboé, um dos instrumentos mais difíceis de uma orquestra. Em poucos meses Érica já era a 1ª oboísta da Sinfônica Juvenil 2 de Julho, principal orquestra do NEOJIBA.

A quinta edição do FEMUSC aconteceu entre os dias 14 e 30 de janeiro de 2010, na cidade de Jaraguá do Sul-SC. Destacando-se no Brasil como o principal festival-escola não competitivo, o evento promoveu durante quatorze dias a troca de experiências através de classes de estudos, mais de 200 apresentações abertas ao público e uma série de eventos paralelos. Quase 90 membros do NEOJIBA estiveram em Jaraguá do Sul, participando das atividades do Festival.
Confira aqui e aqui matéria da Folha SC sobre o evento, com destaque para Érica.

2 comentários:

Elísio Damasceno disse...

Parabéns a Érica Smetak, um grande talento juvenil. Que seja um exemplo para novas revelações da música instrumental.

Unknown disse...

Parabéns Érica Smetak!!!!
Fui sua vizinha no bairro do Garcia e sou testemunha de sua dedicação nos estudos da música!!!
PARABÉNS!!!!!