segunda-feira, 6 de julho de 2009

Juvenil 2 de Julho em Campos do Jordão: Sucesso absoluto

Ricardo Castro rege a J2J no concerto histórico em Campos do Jordão


Não podia ser mais perfeito. A apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho no Festival de Inverno de Campos do Jordão foi memorável, e certamente sairá como um dos mais marcantes do Festival, ao final do evento. Com um repertório bastante diversificado - passando por compositores europeus e latino-americanos -, os jovens, sob regência de Ricardo Castro, foram capazes de pôr o seletíssimo público de Campos do Jordão para aplaudir de pé a cada uma das obras executadas.

Sob um frio de 13 graus, a J2J iniciou o concerto às 16h na Concha Acústica da Praça Capivari com a Suite Carmen n.1, de Bizet. Em seguida, o público pôde sentir a força da Suite Estancia, de Ginastera. Depois, puderam apreciar execuções impecáveis da Abertura de Os Mestres-Cantores de Nurembergue, de Wagner, e de Romeu e Julieta, de Tchaikovsky. A platéia esquentou de vez depois que a orquestra tocou o animado Danzón n.2, de Marquez e o Batuque, de Fernandez, em ritmo de baião. Para fechar a apresentação de modo triunfal, Ricardo Castro passou a batuta para o jovem Yuri Barbosa, de 17 anos, que conduziu magnificamente a Marcha Eslava, de Tchaikovsky. Com a platéia ainda aplaudindo de pé, a orquestra emendou o Tico-tico no Fubá, levando a praça abaixo. O sucesso foi tanto, que aos pedidos de "Mais um! Mais um!", Ricardo regeu uma versão improvisada de Asa Branca, tocada de ouvido pela orquestra, sem partituras, fechando a noite de maneira apoteótica.

No meio da emocionada platéia haviam presenças ilustres, como o Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, o spalla da OSESP, Emmanuele Baldini, e o Diretor Artístico do Festival, o maestro Roberto Minczuk, que se derreteu em elogios à orquestra. Minczuk também ficou encantadíssimo com a performance do jovem maestro Yuri e, para orgulho de todos, convidou-o para permanecer até o final do Festival tomando aulas no concorridíssimo curso de regência com grandes professores da França. Sucesso absoluto.
***
Clique AQUI para conferir a repercussão do concerto no site do Festival.
Clique AQUI para conferir o álbum de fotos da apresentação, no site do Festival.

3 comentários:

Lucianne Maltez disse...

Parabéns para toda a Equipe Neojibá.
Com certeza o sucesso do Festival Internacional de Campos do Jordão, é o inicio de outros que virão...
Ao Mestre Ricardo Castro, um desejo de muitas alegrias, que seus "meninos" vão lhe proporcionar, como gratificação pelo seu ilustre trabalho. Que Deus ilumine seus caminhos sempre...devolvendo em dobro todos os esforços que desprende em favor dos nossos filhos.
Muito obrigada Ricardo Castro e sua equipe!!!
Um forte abraço.

Lucianne Maltez

Carla disse...

Oh, que ótimo! Tava super ansiosa pra saber como tinha sido o concerto. Sucesso pra vocês! :-)

Anônimo disse...

Sempre sucesso!!!!positividade demais por vcs.
bjus
Tânia Amado