quarta-feira, 15 de julho de 2009

Músicos do NEOJIBÁ fazem Turnê nos EUA com a YOA

Brasileiros em Boston: Priscila (de rosa), Nataly (de verde) e Francisco (com violino)
foto: Ana Gabriela



Desembarcaram em Boston (EUA) na última segunda-feira, dia 13, para participar da turnê 2009 da YOA - Youth Orchestra of the Americas (Orquestra Jovem das Américas) três jovens músicos do projeto NEOJIBÁ. Francisco Bittencourt, Priscilla Figueiredo (violinos) e Nataly do Vale (viola) fazem parte do seleto grupo de jovens que integra essa prestigiosa orquestra na turnê 2009 que contará com 11 apresentações por cidades dos Estados Unidos e Canadá. A preparação se faz em Boston durante uma residência de 2 semanas nas dependências do New England Conservatory.

Os três músicos do NEOJIBÁ, selecionados por Ricardo Castro entre os membros da Juvenil 2 de Julho, trabalham durante a residência em Boston com grandes instrumentistas vindos das principais orquestras do mundo e vão atuar durante a turnê sob a regência de grandes maestros como Carlos Miguel Prieto, Benjamin Zander e Jean-Pascal Hamelin. No programa constam grandes obras do repertório incluindo a Sexta Sinfonia de Shostakhovich, a Nona Sinfonia de Dvorak e a Quinta Sinfonia de Beethoven.

Depois de Boston e região, a turnê passará pelas cidades de Charlevoix, Quebec City e Knowlton no Canadá, em Washington D.C., Bethesda e Easton nos EUA. No final da turnê, Priscilla e Nataly farão mais dois concertos extras com uma grupo de cordas da YOA em um Festival de Musica de Câmera em Easton.

Ricardo Castro, o diretor fundador do NEOJIBA, também faz parte da equipe de monitores da YOA e está acompanhando a preparação da orquestra em Boston até o inicio da turnê dia 24 de Julho. Em seguida voltará para o Brasil para preparar e reger a Juvenil 2 de Julho na Turnê Nordeste que começa dia 3 de Agosto e que passará por 7 capitais, terminando com um concerto de gala no TCA na sexta-feira dia 14 de Agosto.

A Orquestra Jovem das Américas é uma orquestra sinfônica composta por 75 músicos selecionados por audição em mais de 25 países das Américas, com idades entre 18 e 28 anos. Em 2009, os jovens integrantes da YOA estão em residência no New England Conservatory para se tornarem um conjunto unificado, melhorando o desempenho através de ensaios diários e tocando música de câmara em conjunto. Além disso os integrantes da YOA trabalharão com as crianças e jovens da comunidade de Boston. http://www.yoa.org/

Nenhum comentário: