segunda-feira, 16 de julho de 2012

Depoimento: Helder Passinho Jr., trompetista do NEOJIBA, participa de residência musical na Alemanha.

O trompetista do NEOJIBA, Helder Passinho Jr. embarcou na manhã do dia 13 de julho para Pommersfelden, no estado da Baviera, na Alemanha. No dia anterior, ele tinha regido o Grupo de Metais do NEOJIBA em um concerto com o cantor e compositor Caetano Veloso.

Passinho Jr. está em Pommersfelden para participar de uma residência musical no International Summer-Academy 2012, da Collegium Musicum Schloss Pommersfelden, entre os dias 14 e 31 de julho. Confira seu relato dos primeiros dias de atividade desde a sua chegada à Alemanha.

Olá, pessoal, acabei de chegar em Pommersfelden!

A residência acontece em um castelo do século XIII na pequena cidade de Pommersfelden e reúne músicos de 18 a 28 anos de vários países. Há uma orquestra principal que nesta semana vai tocar Brahms 4, Freichuter e o concerto de Mozart em Sol para Flauta, além de um monte de outras atividades como orquestra Barroca e vários grupos de câmara.

Já teve uma novidade logo de cara: todos os músicos fazem audição ao chegar aqui no castelo. Somos três trompetistas ao todo, um americano, um japonês e eu. Depois que fizemos a audição, logo na chegada eu acabei ficando com a função de Trompete principal! O que significa isso? Nesta semana estou dispensado da orquestra principal, pois tenho que preparar o concerto para Trompete e orquestra de cordas em D maior de Telemann para tocar já nesta quinta-feira! Estou um pouco assustado, pois vou solar na terra do próprio compositor da obra e este é um concerto difícil, tenho só quatro dias para me preparar!

Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo, espero poder representar bem o NEOJIBA neste concerto. Na semana que vem eu vou ficar como primeiro Trompete nas obras principais (sinfonia No. 1 de Martinucci e Fireworks, de Händel).

Então, se eu sobreviver a tudo isso, prometo que mando mais notícias. O lugar é lindo, apesar do verão alemão estar muito frio!

Nenhum comentário: