domingo, 6 de novembro de 2011

NEOJIBA recebe delegação da Suíça para intercâmbio musical

Ricardo Castro com os jovens prodígios Margot Plantevin, Ilan Zajtmann, Laure Mili e Samuel Khatchatourian

Entre os dias 28 de outubro e 05 de novembro, esteve em Salvador uma equipe do Conservatório de Música de Genebra (CMG) e da Haute Ecole de Musique de Geneve, na Suíça, composta de músicos mirins, professores e de membros da direção, para um intercâmbio com o NEOJIBA. Diversas atividades foram realizadas, como um concerto de música de câmara com o violoncelista Denis Severin e o Grupo de Cordas do NEOJIBA, palestras, aulas e visitas aos núcleos do NEOJIBA, culminando com um belíssimo concerto na noite de 04/11.

A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, sob regência de Ricardo Castro, recebeu no palco do TCA alunos do MUSIMAX, programa para jovens-prodígios do CMG. Como solistas convidados estiveram o pianista de apenas 10 anos de idade, Ilan Zajtmann, executando magistralmente o “Concerto para piano n° 1”, de Ludwig van Beethoven; a harpista Margot Plantevin (13 anos), emocionando o público com o Concerto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo; e a trompetista Laure Mili (12 anos), mostrando excelente técnica e vigor com o “Concerto para trompete” de Alexander Arutunian. O jovem Samuel Khatchatourian (13 anos) integrou o naipe de contrabaixos na apresentação, que ainda incluiu o "Prelúdio à Tarde de um Fauno" de Debussy, e o famoso "Bolero" de Ravel. De bis, a Juvenil da Bahia tocou o "Mambo", do musical West Side Story, de Bernstein.

Este foi o sétimo concerto da Temporada 2011 da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, que conta com o patrocínio da Petrobras, Governo Federal e UTC Engenharia.

Clique aqui para ver a matéria exibida no Bahia Meio Dia do último sábado, e saiba como foi a apresentação.

Nenhum comentário: