terça-feira, 11 de outubro de 2011

NEOJIBA amplia primeiro núcleo de prática orquestral fora de Salvador

Representantes do NEOJIBA, OSID, Gerdau e Multi Planej. Cultural com as crianças do CESA


Foi anunciado ontem (10 de outubro) a expansão do núcleo de formação de jovens músicos do Centro Educacional Santo Antonio (CESA), núcleo de ensino fundamental e profissionalizante das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Simões Filho. A expansão acontece graças a uma parceria formada entre o NEOJIBA, OSID e a empresa Gerdau.

O convênio foi assinado no Centro Educacional, quando 40 crianças deram uma mostra do que já aprenderam com os monitores do Neojibá. Atualmente, 80 crianças recebem aulas duas vezes por semana. A partir de agora o número cresce para 160 alunos distribuídos em duas turmas. Este é o primeiro Núcleo de Prática Orquestral (NPO) do Neojibá fora de Salvador, atendendo jovens entre 5 e 14 anos, em turmas de orquestra de cordas e de coral.

Participaram da assinatura do convênio a presidente da OSID, Maria Rita Pontes, o gerente executivo da Gerdau na Bahia, Gustavo Werneck, e a diretora administrativa e de Desenvolvimento Institucional do Neojibá, Beth Ponte. A inauguração oficial do núcleo faz parte do projeto de expansão do Neojibá, que se preocupa em beneficiar um número cada vez maior de crianças através da música. A ampliação do núcleo do Neojibá em Simões Filho é patrocinada pela Gerdau, através do FazCultura e conta com o apoio da Multi Planejamento Cultural.

A superintendente das OSID, Maria Rita Lopes Pontes, afirmou estar imensamente feliz, já que o trabalho musical desenvolvido pelo Neojibá possibilitou a formação da Orquestra Santo Antonio. Ela considerou que a música muda a vida das pessoas já que acalma e proporciona mais senso de responsabilidade. A estudante Leilane Lopes, 12 anos, que estuda contrabaixo e faz parte da orquestra, disse que antes de entrar para o Núcleo não tinha nenhum contato com a música clássica. “Não conhecia e achava chata. Agora, a música mudou o meu gosto, o meu modo de ser e ver as coisas. Meu sonho agora é continuar no Neojibá”, afirmou.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: