segunda-feira, 14 de junho de 2010

Neojibá realiza turnê pela Europa e Sudeste do Brasil


Julho de 2010 ficará marcado na história do Neojibá como o mês que a Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA-Youth Orchestra of Bahia) saiu em turnê pela Europa e Sudeste do Brasil pela primeira vez. O grupo é formado por 100 integrantes das duas orquestras do Neojibá, e se apresentarão de forma inédita, como primeira orquestra jovem brasileira a se apresentar em duas das mais importantes salas de espetáculo da Europa: Queen Elizabeth Hall, em Londres, e Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O tema Música das Américas vai levar composições argentinas, cubanas, mexicanas, norte-americanas e brasileiras aos palcos europeus e brasileiros, sob regência do pianista e diretor geral do Programa, Ricardo Castro. Voltando ao Brasil, inicia-se a 1ª turnê no Sudeste brasileiro, começando por Belo Horizonte e São Paulo, e finalizando com a segunda apresentação no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, no qual o Neojibá participou em 2009.
Partindo nos dias 2 e 3 de Julho, a Orquestra Juvenil da Bahia faz sua primeira apresentação na capital britânica, no dia 7 de julho, a convite do Southbank Centre, um dos centros culturais mais importantes do mundo, em Londres, como parte do Festival Brazil. A ida a Londres marca também o início da parceria entre o Neojibá e a National Youth Orchestra of Great Britain (NYO), através de um intercâmbio inédito envolvendo músicos de ambas as orquestras. Dez músicos da YOBA integrarão a NYO no encerramento de um festival promovido pelo Southbank Centre em homenagem ao compositor americano Leonard Bernstein e dez músicos da NYO participarão das apresentações da YOBA na Europa e no Brasil.
Logo em seguida, a Orquestra segue para Lisboa, se apresentando no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), dia 9, em frente ao Marco dos Descobridores, de onde partiram as caravelas rumo ao descobrimento do Brasil. Voltando ao Brasil, as apresentações são iniciadas no dia 13 de julho, em Belo Horizonte, no Teatro Sesiminas, passando pela requisitada Sala São Paulo,na capital, no dia 17, a melhor sala de concertos da América Latina. A turnê é encerrada no dia 18, no 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, desta vez no Auditório Cláudio Santoro.

Nenhum comentário: