sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

J2J comemora o centenário de Morro do Chapéu

O maestro Paulo Novais conduz a J2J em mais uma bela apresentação da orquestra

No último dia 03 de dezembro a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) saiu em mais uma viagem. Desta vez rumo ao noroeste da Bahia, na região da Chapada Diamantina, à pequena e bela cidade de Morro de Chapéu. Sob a batuta do maestro Paulo Novais, a apresentação foi parte das comemorações do centenário do município e uma celebração ao Coronel Dias Coelho, representante máximo do poder político local no inicio do século XX e o primeiro coronel negro da região.

Os presentes puderam apreciar a Dança Húngara nº5 de Brahms, a Fantasia para Trombone e Orquestra de Abdon Lyra, o 4° mov. da Sinfonia n° 9 “Novo Mundo” de Dvórak, Danzón n°2 de Marquez, o Malambo, da Suíte Estância de Ginastera, o baião do Batuque de Fernandez e o animadíssimo Tico-Tico no Fubá, de Abreu.

O concerto teve sabor especial para dois integrantes da orquestra, que são filhos de Morro do Chapéu. Indira Monteiro e Stephan Sanches, apaixonados pela sua terra, puderam pela primeira vez mostrar a seus conterrâneos todo o talento deles e dos colegas de orquestra. Stephan solou à frente da orquestra uma Fantasia para Trombone e Indira, o solo do Danzón nº2. "Foi muito bom ver a satisfação do público após o marcante concerto em minha cidade. Morro do Chapéu é muito rica em cultura e com certeza foi um dia inesquecível nesses 100 anos de sua existência. Ter apresentado o belíssimo trabalho que o NEOJIBA vem desenvolvendo nesses dois anos foi ótimo e a emoção de ter solado o Danzón, melhor ainda!", contou Indira.

Nenhum comentário: