terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Divina Música à margem do Vesúvio

Por Rogério Menezes *

Afundava-me em nebulosas especulações na vã tentativa de explicar por que diabos passarinhos do sul da Bahia (já havia visto cena similar aparentemente inexplicável na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Valença) andam trocando árvores frondosas da Mata Atlântica por altares e adros de igrejas aparentemente claustrofóbicas. Desarranjo ecológico irreversível? Fervor religioso súbito dessas maviosas aves, que estariam trocando o culto à natureza pelo culto aos santos criados e idolatrados por nós, humanos?

Mais nebulosas especulações: que diabos teria feito com que passarinhos do litoral sul da Bahia agora resolvam construir ninhos em cocurutos de santos, em depositários de hóstias e em topos de crucifixos? Que diabos teria feito com que passarinhos do litoral sul da Bahia agora tenham transformado cocurutos de santos em latrinas onde ejetam suas fezes malcheirosas?

A essa altura dessa insana e intrincada elucubração, quase esquecera o que me levara à bela e colossal Catedral de Ilhéus, às margens plácidas do jorgeamadiano Bar Vesúvio, na noite quente de 27 de novembro de 2009: estava ali para assistir à apresentação da Orquestra Juvenil Dois de Julho, também conhecida como Neojibá. (Ao contrário do que se poderá imaginar, não se trata de palavra em iorubá, ou idioma similar, de fácil identificação com aquela Bahia folclórica e dejá vu a que estamos acostumados a lidar – e sim eloquente sigla que significa exatamente: Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Na batuta dessa bem-vinda idéia o maestro Ricardo Castro, baiano de Vitória da Conquista, e atualmente celebridade top de linha na música erudita produzida na Europa e alhures).

Ainda ensimesmava-me em decifrar as motivações que levaram passarinhos de Valença e de Ilhéus a trocarem as delícias tropicais da Mata Atlântica pelo causticante calor das igrejas, quando avistei vários guapos rapazes e moças, entre 11 e 25 anos, que saíam de porta de sala localizada à direita do grande altar e que, cheios de entusiasmo e gáudio e alegria, dedilhavam seus instrumentos, esquentando os, digamos, tamborins para a récita que começaria a seguir.

Verdade que, vez em quando, ainda conseguia tirar os olhos desses entusiasmados rapazes e moças visivelmente apaixonados pelo que fazem (tocar alguns das pérolas mais preciosas da grande música produzida no planeta nos últimos séculos) e acompanhava os vôos rasantes dos passarinhos entre uma Santa-Rita-de-Cássia e um São-Sebastião; ou entre um São-Judas-Tadeu e um São-Jorge-da-Capadócia. Mas, aos poucos, fui esquecendo os passarinhos e as motivações que os levaram a trocar os encantos da Mata Atlântica pelos altares de igrejas do sul da Bahia – e fui me deixando levar pela música sublime que os rapazes e moças da Orquestra 2 de Julho começavam a tocar.

Antes de revelar o estado de sublime emoção em que Ricardo Castro e seus ungidos me deixaram nos sessenta minutos seguintes, devo dizer o quanto a música me é cara e o quanto a música tem de sublime e de divina (seja qual for o Deus que estiver ao alcance de cada um). Ao contrário da literatura, do teatro e do cinema, a música não precisa tradução simultânea para ser entendida por neozelandeses ou japoneses; tibetanos ou egípcios; brasileiros ou eslovenos. A bordo de uma peça clássica de Mozart ou Bach, a mesma emoção será sentida por gente de todas as etnias, credos e ideologias.

Resumo da ópera: se o mundo ainda tem alguma salvação essa salvação talvez possa de dar através da música. Se não, adeus batucada.

Não sei se os meninos e meninas da Orquestra 2 de Julho têm opinião similar – mas acabei crendo que sim. Se não como explicar o verdadeiro arrebatamento com que executaram os clássicos de Beethoven e Dvorak que vieram a seguir? Tocavam como se estivessem salvando não apenas a si mesmos, a família e a pátria, mas como se estivessem (e, de alguma forma, de fato estão) salvando a raça humana da falência e da extinção múltiplas e totais. Havia um se-deixar-possuir-pela-música-que-tocava (em síntese: uma paixão), que é artigo cada vez mais raro nos (cínicos) dias de hoje dia mundo afora. (Ai de nós!)

Enquanto um passarinho fazia vôo rasante a boreste da cabeleireira à Carlos Gomes do maestro Ricardo Castro e um certo violinista demonstrava no rosto um sentimento de prazer incontido que se transformava em sorriso edificante, afoguei-me em certa lembrança e em certo arrependimento, que talvez nunca consiga me livrar: tive a chance de virar músico (estudei piano entre os 7 e os 10 anos, por insistência de minha mãe) – e não quis abraçar essa chance de virar músico por insistência de minha mãe, e acabei virando jornalista, e acabei virando escritor, décadas-luz da transcendência que a música pode alcançar (ai de mim!).

Mas agora, leite derramado, possibilidade nenhuma de, aos 55 anos, aprender a tocar qualquer instrumento musical, e, consequentemente, de salvar o mundo da falência múltipla e total, só me resta aceitar com humildade e estoicismo o destino que a vida me legou: o de chorar de emoção estética e de gritar bravos em altos brados sempre que ouço récitas musicais como essa que os meninos da Orquestra 2 de Julho, sob a batuta do maestro Ricardo Castro, protagonizaram na noite de 27 de novembro de 2009 numa Catedral de Ilhéus loteada por passarinhos.

Obrigado, meninas e meninas – com meninas e meninos tocando assim, tão apaixonadamente, talvez ainda haja alguma esperança de que a raça humana algum dia possa se tornar viável – e que passarinhos não precisem abandonar mais matas atlânticas e se recolherem em igrejas aparentemente claustrofóbicas.

Amém.

* O escritor e jornalista Rogério Menezes viaja pelo interior baiano a convite da Secretaria de Cultura da Bahia. Este artigo foi retirado do blog da III Conferência Estadual de Cultura da Bahia.

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