quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Começo de semestre agitado no NEOJIBÁ

O maestro Christopher Warren-Green conduz o ensaio da J2J no palco do TCA

A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) retornou da Turnê Nordeste a todo vapor. Desde que voltaram, os jovens vêm dando continuidade à exigente rotina diária de estudos, tendo a oportunidade de trabalhar com grandes músicos convidados. Entre as presenças ilustres, a J2J recebeu o regente titular da London Chamber Orchestra, Christopher Warren-Green e sua esposa, a violinista Rosemary Furniss, além dos venezuelanos membros da Simón Bolívar, Eduardo Salazar (violino) e Rafael Payare (trompa). Com muita dedicação e ajuda dos professores de primeira linha, a J2J começa a ensaiar um novo repertório, executando obras como a Sinfonia do Novo Mundo, do compositor tcheco Antonín Dvořák.

No próximo dia 19 a J2J se apresenta em Euclides da Cunha, na celebração do 76º aniversário de sua emancipação e do centenário da morte do escritor que dá o nome à cidade. Já no dia 22/09 (terça-feira), o NEOJIBÁ marcará presença na sala principal do Teatro Castro Alves, às 15h30, em comemoração ao Mês do Idoso. São esperados cerca de mil idosos, trazidos pelo CREASI (Centro de Referência Estadual ao Idoso), que prestigiarão apresentações da OPE - Orquestra Pedagógica Experimental e de Concertos interpretados por alguns membros da J2J. Apesar de o evento ser feito especialmente para os mais velhinhos, todos estão convidados. A entrada é franca.

No dia seguinte, um grupo de 60 pessoas parte para a Venezuela, para passar uma semana conhecendo de perto o FESNOJIV, sistema que inspirou o NEOJIBÁ, e que há mais de 30 anos iniciou uma revolução musical naquele país. Lá, os jovens terão a oportunidade de se integrar às orquestras locais, de receberem aulas e até de ensinar para as crianças menores.

Nenhum comentário: