quinta-feira, 23 de abril de 2009

Intercâmbio YOA - Abril/2009

Mauro Maur, Françoise Gadbois, Marilyn de Oliveira, Mary Ann Mumm e Angela Contreras

Entre os dias 13 e 26 de Abril, integrantes e professores da YOA - Youth Orchestra of the Américas, seleto grupo de virtuosos jovens instrumentistas das Américas - vieram para o Brasil para ensinar e trabalhar com o NEOJIBÁ.

Dentre os músicos que desembarcaram em Salvador estavam a contrabaixista colombiana Angela Contreras, a violoncelista brasileira radicada nos EUA Marilyn de Oliveira, a violinista norte-americana Mary Ann Mumm e, da Itália, o trompetista Mauro Maur e a pianista Françoise Gadbois. Além de ministrar Master Classes e dar aulas para os jovens da J2J e OPE, eles participaram da apresentação de Música de Câmera realizada no dia 23 de abril pelo NEOJIBÁ, tocando obras que foram desde Vivaldi, com os violinos, até o enérgico Bugsy de Morricone, interpretado por Maur no trompete.

Segundo Helder Passinho, monitor dos trompetes da J2J, a vinda desses grandes músicos fortalece o desejo nato de tocar mais e com mais qualidade, pois há uma constante ênfase na interpretação musical. "Sempre admirei as trilhas sonoras em que Mauro Maur tocou e tomar aula e tocar ao lado dele foi uma grande honra e traz um grande aprendizado para mim", finalizou Passinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Maestro Ricardo Castro e a NEOJIBÁ são os melhores presentes da Bahia dos ultimos tempos. É animador assisti-los,deixa-nos sempre carregados de emoção e alegria. É também um exemplo do quanto a música e o investimento em cultura tem o poder de operar transformações,aliás lindas transformações. Parabéns à Bahia que tem um baiano como Ricardo Castro e jovens desejosos por aprendizagens que embelezam não só as suas vidas,como a de todos nós.
Axé!