sexta-feira, 10 de abril de 2009

Concertos Didáticos - Abril

Ricardo Castro mostra a diferença entre um violino e uma viola

Nos dias 02 e 06 de Abril, a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) apresentou mais dois dos seus Concertos Didáticos na sala principal do Teatro Castro Alves, dessa vez para um público especial: integrantes do Projeto Axé e professores, coordenadores e diretores de escolas da cidade.

Recebendo crianças do Projeto Axé, além de mais de uma centena de presentes, a apresentação do dia 02 teve como destaque a execução da Grande Páscoa Russa, de Rimsky-Korsakov. De uma completamente didática a música foi dividida em trechos tocados por cada naipe, para uma melhor compreensão da peça e da formação da orquestra. Os meninos do Projeto Axé ficaram entusiasmados com a apresentação dos instrumentos, olhando fixamente para a orquestra e ouvindo com atenção a cada palavra dita por Ricardo Castro. Quando perguntados se tinham interesse em tocar algum daqueles instrumentos, quase todos levantaram a mão. Aguardem, pois se depender da vontade deles uma nova orquestra será implantada lá.

No dia 06, a apresentação da J2J foi precedida pela da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), que é composta por jovens de 08 a 18 anos. Para quem viu a OPE se apresentar em dezembro na Concha Acústica, pôde ver o progresso dos pequenos nestes quatro meses. Já no concerto da orquestra juvenil, foram executadas Finlândia, de Sibelius – regida pelo jovem percussionista da J2J, Yuri Azevedo –, Abertura dos Mestres Cantores de Nurembergue de Wagner, entre outras. O público pôde ver e ouvir o som de cada naipe da orquestra, entendendo todo o seu funcionamento e diferentes nuances. Os presentes certamente deixaram o Teatro revigorados com as belas sonoridades mostradas ali.

Nenhum comentário: