segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Concerto em Camaçari

O solista Lars Hoefs toca seu cello, enquanto Ricardo Castro rege a orquestra.

No último domingo, 7 de setembro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Dois de Julho apresentou Concerto no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari. Numa noite especial, um repertório em homenagem à Independência do Brasil foi executado pela primeira Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia.

A apresentação começou com o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva, que foi respeitosamente ouvido de pé pelo público presente. Logo em seguida, foi a vez da Marcha Eslava de Tchaikovsky, com direito a uma pequena aula do maestro Ricardo Castro, que explicou toda a história por trás dessa peça. Na seqüencia, após a execução da Suíte Peer Gynt I, de Edward Grieg, foi o momento de a orquestra receber um convidado especial. O violoncelista norte-americano Lars Hoefs foi o solista na apresentação do belíssimo Adagio para violoncelo e orquestra de Max Bruch - o Kol Nidrei, deixando a platéia emocionada. Hoefs, então, presenteou o público no seu bis com uma peça bem moderna, de composição própria, e foi bastante aplaudido por todos. O programa chegava então ao seu fim com a Grande Páscoa Russa, de Rimsky-Korsakov, sempre com as observações de Ricardo Castro, que esclarecia a história da peça e as ligações entre todas as obras do programa.

Porém o ápice do concerto veio no bis, com o Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. A alegria tomou conta do teatro, numa execução totalmente irreverente da orquestra, com direito a instrumentistas sambando em cima do palco, fechando com chave de ouro a apresentação. O público camaçariense voltou para casa bem contente, e certamente ávido por uma próxima visita do NEOJIBÁ.

Nenhum comentário: