sexta-feira, 28 de março de 2014

NEOJIBA recebe trompista holandês em Salvador



O NEOJIBA recebe em Salvador o trompista holandês Will Sanders. Ele chegou à cidade no dia 25 de março, onde fica até o dia 2 de abril. Em sua primeira visita ao NEOJIBA, Sanders ministra aulas para os alunos de trompa no NGF (Núcleo de Gestão e Formação), no TCA, além do NPO (Núcleo de Prática Orquestral e Coral) SESI, na península itapagipana e o NPO Bairro da Paz.

Will Sanders estudou trompa em Maastricht, Holanda. Na época em que era estudante foi membro da Orquestra Juvenil da Comunidade Europeia, conduzida por Claudio Abbado. Desde 2010 vem ensinando regularmente na Fundação Musical Simon Bolívar, em Caracas. Também vem dando masterclasses e regendo ao redor do mundo, em lugares como EUA, Brasil, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Suíça e Europa. Will Sanders é professor visitante na Academia de Música em Cracóvia, Polônia, desde outubro 2012.


Leia abaixo seu depoimento sobre as primeiras atividades realizadas nos Núcleos.

Este é um trabalho muito importante. O NEOJIBA tem muita importância nem só com relação à música e à cultura, mas muitas coisas da educação, disciplina e harmonia do ser humano mesmo... É um projeto, para mim, que conheço o El Sistema, fantástico! 
Quando escutei a Juvenil da Bahia pela primeira vez percebi que o trabalho de Ricardo Castro foi fantástico e em pouco tempo. Imagino como eles vão estar daqui a dez anos. Sei que não é fácil, todos estão de parabéns!


É muito boa a ideia deles aprenderem a ter disciplina nos núcleos. Têm que estudar, tocar junto etc... É muito difícil motivar os jovens, mas acho que quando você caminha como o NEOJIBA está caminhando no Bairro da Paz, por exemplo, é algo que dá certo. Eles gostam de tocar, isso é uma grande motivação para eles manterem o estudo em música.



2 comentários:

LAZARO DA SILVA CARDOSO disse...

Muito Legal o trompista holandês Will Sanders

Lazaro Cardoso
www.noticiasdodiaonline.com

Carminda disse...

Estou estasiada com tudo que estou conhecendo sobre a Organização Neojibá. Parabéns, é pouco ! É isso que o Brasil precisa...ARTE para os jovens. Impressionante, eu pesquisei sobre a sinfonia Concerto Aranjuez por que está sendo tema da personagem Zelão da novela Global "Meu Pedacinho de Chão" e compartilhei no facebook. Foi assim que cheguei até vcs... ESTOU MUITO FELIZ ! A publicação está nestes links...
https://www.facebook.com/maria.vasconcelos.5686/posts/637865632964875
https://www.facebook.com/maria.vasconcelos.5686/posts/637876019630503
É o mínimo que posso fazer! Muito Obrigada por me proporcionarem um momento maravilhoso com o vídeo.
Maria Vasconcelos é meu codinome no facebook, meu nome verdadeiro...
Carminda
(Professora de Artes Plásticas formada pela UFRJ)