quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projetos parceiros do NEOJIBA são premiados pelo Criança Esperança no Rio de Janeiro






Projetos parceiros do NEOJIBA participam de cerimônia de premiação do Criança Esperança no RJ: Estrelas Musicais, de Salvador, Ambiente Musical, de Santo André e Projeto Santo Antônio de Música, de Conceição do Coité.

Estrelas Musicais

O projeto Estrelas Musicais oferece oficinas de instrumentos de cordas (violinos, viola, violoncelo e contrabaixo), atendendo a  cerca de 150 jovens e crianças do bairro de Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e arredores. O projeto foi contemplado com um veículo e R$ 82 mil que serão destinados à compra de instrumentos. Foi a primeira vez que o projeto recebeu o apoio do Criança Esperança e o NEOJIBA foi o responsável pela elaboração do projeto. No dia 4 de dezembro Hosana Ibarra, coordenadora pedagógica do Estrelas e violinista do NEOJIBA, esteve no Rio de Janeiro onde representando o projeto na solenidade de premiação do Criança Esperança.

Ambiente Musical 

Neste mês de novembro foi ao ar o comercial do Criança Esperança gravado no IASA (Instituto Amigos de Santo André), onde funciona o Projeto Ambiente Musical. O IASA é parceiro do NEOJIBA e oferece aulas de cordas (violino, viola e violoncelo), flauta doce, bandinha rítmica, canto/coral, violão, teclado, lutheria (construção de instrumentos musicais e percussão) para crianças e jovens de 4 a 18 anos.

O comercial, intitulado "Minuto Criança Esperança", foi gravado no dia 11 de outubro e mostrou o dia-a-dia das crianças que participam do Ambiente Musical. O apoio do Criança Esperança permitiu a compra de materiais de marcenaria necessários para a construção de instrumentos musicais, o que possibilitou a ampliação da oficina que já era oferecida pelo Projeto.

Santo Antônio de Música

A Orquestra Santo Antônio, parceira do NEOJIBA em Conceição do Coité também acaba de ser selecionada para ganhar um veículo e realizar uma turnê pelo semiárido da Bahia, através do projeto Criança Esperança da Rede Globo em parceria com a UNESCO.
O repertório que a orquestra vai executar, em sua primeira turnê, será composto por músicas de Luiz Gonzaga, em comemoração ao centenário do rei do baião, e com o objetivo de valorizar a identidade do nordestino através da música, serão realizadas oficinas de composição com os componentes da orquestra para elaboração de um repertório próprio. As oficinas serão ministradas pelo maestro e compositor Paulo Rios Filho, coiteense, doutorando em música pela Universidade Federal da Bahia, premiado em música contemporânea pelo  NE/BAM Brazilian Composers’ Competition na Holanda,  e por integrantes do Camará, grupo de câmara da escola de música da UFBA.




Nenhum comentário: