terça-feira, 24 de maio de 2011

YOBA se apresenta com Lang Lang no Royal Festival Hall lotado

Lang Lang, Ilyich Rivas e YOBA são aplaudidos pelo público do Royal Festival Hall


Sucesso absoluto. Assim pode ser resumido o histórico concerto do último sábado (21.05) realizado pela Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA), no Royal Festival Hall, em Londres. Ao lado do pianista megastar Lang Lang e com regência do prodígio venezuelano Ilyich Rivas, a YOBA teve uma performance impecável, tocando em altíssimo nível, e levando todas as 2800 pessoas do teatro completamente lotado a aplaudir de pé - algo incomum na terra da Rainha.

Iniciando o concerto com As Fontes de Roma, de Respighi, a YOBA mostrou a que veio e de imediato impressionou a plateia com a sensibilidade da apresentação. Em seguida, Lang Lang juntou-se à orquestra para uma performance sublime do Concerto para piano e orquestra Nº 2 de Chopin, que chamou a atenção pela perfeição com que foi tocada. Depois de um breve intervalo foi a vez da Suite Pássaro de Fogo de Stravinski levar a plateia às nuvens, com uma execução precisa e exuberante da peça. Para fechar o programa, Lang Lang retornou ao palco para tocar a Rhapsody in Blue, de Gershwin magnificamente, com uma orquestra concentrada e flexível aos "improvisos" perfeitos do astro chinês. Depois de muitos aplausos, todos retornaram para o bis: Tico-Tico no Fubá, de Zequinha Abreu, com um arranjo especial feito pelo tubista da YOBA, Jamberê Cerqueira. Até Lang Lang entrou na brincadeira da coreografia. Na saída do palco, mais animação com o frevo Vassourinhas, com direito a trenzinho, onde o chinês entrou na dança e se despediu, junto com a orquestra, do público extasiado.

Após a apresentação, alguns espectadores chegaram a postar vídeos no YouTube (vide links abaixo) e muitos comentaram no Twitter o que acharam do concerto: "Uma noite absolutamente surpreendente e divertida"; "Apresentação realmente maravilhosa. Um bis incomparável. Até os músicos saindo do palco foi entretenimento"; "Concerto histórico em Londres ontem. Lang Lang. Ilyich Rivas regendo. E uma orquestra de jovens da Bahia. Exuberante. Inspirador", "Extraordinário!! Grande successo!!"; "Me sentindo totalmente inspirada depois do concerto de Lang Lang com a YOBA. Maravilhoso", foram alguns dos comentários.

A YOBA foi a primeira orquestra brasileira a se apresentar no Royal Festival Hall - uma das principais salas de concerto da Europa - e também a tocar ao lado do chinês Lang Lang, considerado um dos maiores pianistas da atualidade.

Para conferir algumas fotos, clique aqui e aqui.
Veja os vídeos aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

Ana Júlia disse...

Sucesso, uma ótima palavra para resumir a bela e histórica apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia em Londres. Em solo real, foram 4 dias de muitos ensaios e muita concentração. Sendo assim, o resultado não poderia ser diferente. Como estamos felizes e emocionados! A cada obra, enquanto o público aplaudia, nós músicos cumprimentávamos, dando parabéns uns aos outros. Sem falar na emoção forte que tomou conta de toda a orquestra no final do pássaro de fogo. Esse foi mais um lindo momento que jamais esqueceremos. Bravo a todos! Bravo YOBA! Bravo NEOJIBA!

Jamberê Cerqueira disse...

Corrijam o link do vídeo para este aqui - http://www.youtube.com/watch?v=9WnOdlUZCmM

está melhor e completo!

[]'s