terça-feira, 26 de abril de 2011

Orquestra de Cordas do NEOJIBA realiza concerto especial de Semana Santa na Igreja de São Francisco

Richard Young dirige a Orquestra de Cordas do NEOJIBA na Igreja de São Francisco lotada


O violista norte-americano Richard Young realizou mais uma edição do Projeto Serioso com os jovens do NEOJIBA, desta vez executando a obra prima de Joseph Haydn "As Sete Últimas Palavras de Cristo". No Sábado de Aleluia, 23 de abril, a Orquestra de Cordas do NEOJIBA - formada por integrantes da Orquestra Juvenil 2 de Julho e Orquestra Castro Alves – executou a peça em seu formato original, com breves meditações faladas antes de cada movimento, cada uma delas inspiradas nas sete palavras proferidas por Jesus. A Igreja de São Francisco, no Pelourinho, não teve assentos suficientes para o publico presente e muitos ficaram em pé no fundo da nave.

A obra de Haydn - um dos compositores mais importantes do período clássico –, já foi apresentada neste formato em vários países contando com a participação de dezenas de oradores famosos. Nesta edição, os próprios integrantes do NEOJIBA recitaram as passagens. "Selecionei sete das meditações mais relevantes e escolhi alguns dos nossos músicos mais expressivos para transmiti-las”, afirma Young.

“Além de proporcionar uma experiência musical e espiritual fortemente emocionante para todos, esta é uma forma ideal para ensinar aos jovens o estilo Clássico e as técnicas instrumentais originais que são apropriadas para este estilo”, explica Richard Young. Segundo o violista, as músicas do período Clássico requerem maior nível de disciplina, refinamento e envolvimento por parte dos músicos. “Esta foi uma das oportunidades mais importantes do NEOJIBA para melhorar a musicalidade e habilidades de seus músicos de cordas, ao mesmo tempo em que compartilham uma mensagem profunda com a comunidade”, conclui Richard Young.

Nenhum comentário: