terça-feira, 3 de março de 2009

Viagem à Venezuela

Sala de apresentação de um dos núcleos, em Caracas


No mês de fevereiro deste ano uma equipe técnica do NEOJIBÁ viajou à Venezuela, com o objetivo de conhecer o funcionamento e a pedagogia da FESNOJIV – Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles de Venezuela. Durante uma semana eles puderam ver de perto o aclamado projeto implantado há 33 anos, que inspirou Ricardo Castro a lançar o NEOJIBÁ na Bahia, e que desde o início tem sido uma grande aliada. A equipe teve reuniões com os diretores e visitou os principais núcleos do país, com a finalidade de introduzir aqui o que tem sido bem sucedido por lá.

Segundo Paulo Novais, coordenador pedagógico do NEOJIBÁ, a viagem foi muito enriquecedora, principalmente pela oportunidade de conhecer melhor a metodologia da FESNOJIV. Juntamente com a bagagem vieram muitos projetos a serem implantados futuramente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Danusia Pires
Fico muito feliz em saber que o maestro Ricardo e toda a equipe do neojibá tem se esforçado para aperfeiçoar o ensino da musica erudita em nosso país, melhorando e realizando sonhos de nossos jovens aqui na bahia..
Grande Abraçoo..