sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Neojibá no Colóquio Brasil-Portugal


O jovem percussionista Yuri Azevedo rege a orquestra J2J

Aconteceu na última quinta-feira (16) o Colóquio Brasil-Portugal, mais um evento que contou com a ilustre presença da Orquestra Juvenil 2 de Julho. O encontro luso-brasileiro, organizado pela Bahiatursa em parceria com o grupo Espírito Santo, de Portugal, foi realizado no complexo do Castelo Garcia D'Ávila, na Praia do Forte. Entre os presentes, estavam autoridades como o governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, e o ex-presidente português, Mário Soares.

O breve concerto da J2J, regido por Ricardo Castro, foi suficiente para encantar quem estava no local. Com um repertório predominantemente latino, os jovens executaram brilhantemente as obras brasileiras Tico-Tico no Fubá e Batuque; Danzón nº 2, do mexicano Arturo Márquez; Estancia: Los Trabajadores Agricolas e Malambo, do argentino Alberto Ginastera. O destaque da apresentação, porém, veio com a estréia do percussionista Yuri Azevedo regendo a J2J. Apesar de já ter comandado em outra oportunidade a orquestra mirim do Neojibá, Yuri se apresentou pela primeira vez como regente da orquestra juvenil. A obra escolhida foi a Marcha Eslava, de Tchaikovsky, e a surpresa foi geral com o ótimo desempenho do jovem maestro. Ao final do concerto, a animação tomou conta da platéia, e não deixou outra opção aos convidados senão a de que eles aplaudissem de pé a apresentação.

O Colóquio Brasil-Portugal foi um encontro que reuniu políticos, acadêmicos e empresários para debater o futuro das relações econômicas entre Portugal e Brasil. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos da transferência da corte portuguesa para o Brasil e antecede a 9ª cúpula Brasil-Portugal, marcada para 28 de outubro, em Salvador.

Nenhum comentário: