Chegam a Jaraguá do Sul boa parte dos músicos da Juvenil 2 de Julho, basicamente formada pelos sopros. Depois de desembarcar em Curitiba, o grupo viajou 150 km até Jaraguá, onde já pôde se instalar no alojamento do FEMUSC, localizado nas dependências do CEFET. Com a chuva caindo sem parar na cidade, os músicos puderam aproveitar o dia livre para tocar e estudar dentro do alojamento, até serem obrigados a parar às 22h, por causa da lei do silêncio. A primeira noite correu sem problemas, e todos dormiram tranquilos ao som da chuva que caía do lado de fora.
Quarta-feira, 13 de janeiro
O dia amanheceu sem chuva, mas com o cinza ainda predominando no céu. A manhã serviu para que vários dos músicos pudessem estudar ainda mais o seu respectivo instrumento. Ao meio-dia foram todos ao belo parque Malwee para almoçar num restaurante lá instalado, com direito a muita comida alemã. A refeição serviu para dar forças aos jovens para a longa tarde de ensaios que estava por vir. O trompetista da J2J Helder Passinho conduziu o ensaio com os sopros da orquestra no Teatro Pequeno do SCAR, onde foram saudados pelo diretor artístico do FEMUSC, Alex Klein, que apareceu de repente no auditório. Enquanto isso, o restante dos músicos faziam ensaios de naipe nas salas espalhadas pelo prédio. No início da noite, antes de voltarem ao parque Malwee para jantar, os jovens passaram rapidamente pelo alojamento, onde puderam se encontrar com o recém-chegado grupo de cordas da J2J, a última turma que faltava desembarcar em Jaraguá. No restaurante, onde também estava Alex Klein, todos puderam confraternizar e pôr a conversa em dia, para em seguida retornarem aos alojamentos e se prepararem para o dia cheio que está por vir.
Quinta-feira, 14 de janeiro
A jornada já começou mais cedo, com a orquestra chegando ao SCAR para o café-da-manhã, e já às 09:00 começando a ensaiar. O maestro Ricardo Castro, que chegara a Jaraguá no meio da noite, pôde enfim conduzir os primeiros ensaios com a orquestra. Na primeira parte, Ricardo esteve com os sopros e percussão, enquanto o spalla Gilson Cornélio trabalhava com as cordas no palco. Após um curto intervalo, o maestro ficou à frente das cordas, ao mesmo tempo que Helder Passinho comandava os sopros. Antes de o ensaio das cordas recomeçar, a orquestra pôde dar as boas vindas aos hermanos venezuelanos dos quartetos Arsen e Arión, que acabavam de chegar a Jaraguá. Eles, que são integrantes de duas das melhores orquestras do FESNOJIV, foram convidados pelo NEOJIBA para participar do FEMUSC e para participar dos concertos na turnê de divulgação. Terminado o ensaio, todos foram almoçar no próprio SCAR, para em seguida descansar no alojamento à tarde, enquanto o sol dava as caras pela primeira vez desde a chegada da orquestra na cidade. Às 17h, começou o primeiro ensaio geral da J2J, já no palco principal. Intervalo para o jantar, e já de volta ao Grande Teatro, os meninos dessa vez se sentaram na plateia. Lá puderam apreciar a fabulosa apresentação da harpista canadense Rita Costanzi, marcando a abertura da Conferência Internacional de Harpa. Depois do recital, era chegada a hora: a Sinfônica Juvenil 2 de Julho subia ao palco para mais uma vez encantar o público presente. Na breve apresentação, foram executadas a Abertura Coriolano, de Beethoven, o 1º e o 4º movimentos da Sinfônia do Novo Mundo, de Dvorák, e o Batuque, de Lorenzo Fernandez. Extasiada, a plateia pediu bis, sendo atendida pela orquestra, que tocou o emocionante Nimrod, 9º movimento da "Enigma Variations" de Elgar. Após o belo concerto, todos ainda tiveram fôlego para confraternizar num restaurante local, antes de retornarem para o alojamento e caírem na cama com a maravilhosa sensação de dever cumprido.
Sexta-feira, 15 de janeiro
Mais uma vez a manhã dos músicos começou com café-da-manhã na SCAR, seguido de ensaio geral, comandado por Ricardo Castro, no Grande Teatro. Trabalho duro, que só terminou às 13h, para o almoço. Não muito depois, o grupo já tinha que pegar estrada para realizar seu primeiro concerto fora de Jaraguá do Sul. Após cerca de 1 hora subindo a serra, os ônibus finalmente chegaram à pacata São Bento do Sul. Lá, os organizadores do evento já nos esperavam para dar as boas vindas, e convidaram a todos para fazer um pequeno city tour pelo município, que possui forte influência da cultura alemã. O que chamou a atenção dos jovens também foi o friozinho que fazia na cidade. Com uma média de 16 graus Celsius no ano, o frio foi suficiente para fazer os nossos baianos tirarem seus casacos da mochila. Depois de algumas horas de andança, o lanchinho veio em boa hora, além de sustentarem os garotos para o concerto que estava prestes a começar. Às 20:40 a J2J tocou a primeira nota da noite, mais uma vez com o Coriolano de Beethoven. Em seguida, a Sinfonia do "Novo Mundo" de Dvorák foi executada na plenitude dos seus 4 movimentos, recebendo muitos aplausos da plateia presente, que lotou o salão principal da Sociedade Ginástica Desportiva de São Bento do Sul. Para fechar o programa, o alegre Danzón nr.2, de Márquez, fez o público levantar de vez e pedir bis. O Malambo, da Suíte Estancia, de Ginastera foi a obra escolhida para, ao final, fazer todos os presentes aplaudirem de pé e voltarem contentes para casa. Depois do concerto, a noite terminou em pizza, para felicidade dos jovens músicos, que retornaram a Jaraguá cansados mas com gostinho de quero-mais.
Sábado, 16 de janeiro
O sábado começou cedo para as meninas do NEOJIBA, que às 7h da manhã se mudaram para um alojamento melhor. Às 9:30 começava mais um ensaio geral da J2J na SCAR, onde Ricardo Castro passou as 3 horas seguintes trabalhando cada detalhe da Sinfonia do "Novo Mundo", de Dvorák. Após o almoço - e com o cancelamento do concerto em São Francisco do Sul, devido às condiçõe climáticas - os músicos se reuniram no Pequeno Teatro com Ricardo, que explicou tudo o que os jovens precisavam saber sobre o que muda no NEOJIBA após a assinatura do contrato de gestão. A reunião abre uma série de debates com os músicos, que Ricardo promoverá no decorrer do FEMUSC, colhendo sugestões e críticas para a melhoria do NEOJIBA. Depois da reunião, foi exibido o emocionante documentário Tocar y Luchar, que apresenta o FESNOJIV, projeto venezuelano que existe há 35 anos e que inspirou a criação do NEOJIBA. Os jovens tiveram a noite livre e já puderam se preparar para o festival que começa oficialmente no domingo.
Domingo, 17 de janeiro
Hoje não houve ensaio pela manhã, mas nem por isso os jovens do NEOJIBA não tiveram compromissos. Às 11h eles compareceram à reunião de orientação comandada por Alex Klein, diretor artístico do FEMUSC, juntamente com todos os participantes do festival. Klein deu as boas vindas aos presentes e explicou tudo sobre o festival - falando desde as aulas até sobre as regras de disciplina. Após a reunião, muitos dos jovens tinham um domingo livre pela frente, mas outros já tinham audições marcadas para o período da tarde. Às 20h30, começava a cerimônia de abertura oficial do FEMUSC, com a presença de várias autoridades. O Hino Nacional Brasileiro foi executado, de maneira muito especial, pela orquestra formada por 16 harpas, que contou com a presença dos harpistas da J2J Aline Falcão e Alessandro Aguiar, e levou o público às nuvens com o mágico som dos instrumentos. Em seguida, as autoridades discursaram uma a uma até chegar a vez de Alex Klein, que no meio da sua fala, mencionou a especial presença do NEOJIBA no festival, se derretendo em elogios e chegando a citá-lo como "o fenômeno mais importante dos últimos tempos no mundo da música no Brasil". Logo depois, Alex declarou aberto oficalmente o FEMUSC, entregando a batuta ao maestro Dietmar Wiedmann, que regeu a mega-banda formada no Encontro Catarinense de Bandas.
Segunda-feira, 18 de janeiro
O FEMUSC começou pra valer hoje. Todos os integrantes do NEOJIBA tiveram aulas no período da manhã e já puderam sentir a dinâmica do Festival e como será a rotina para as próximas duas semanas. Depois do almoço muitos ainda tiveram atividades, até o início do ensaio geral, às 16h, para o concerto da J2J à noite. Meia hora antes de a apresentação começar, Alex Klein iniciou a série de "Conversas Musicais" que acontecem antes dos concertos do FEMUSC. Alex pôde falar um pouco mais sobre o Festival e mais uma vez teve a oportunidade de discorrer sobre o NEOJIBA, contando um pouco da sua história, sempre de maneira extremamente elogiosa. Às 20:30 subia então ao palco a J2J, com o Grande Teatro da SCAR lotado. Começaram a apresentação com uma perfeita execução da Abertura Coriolano, de Beethoven, seguida dos 43 minutos da Sinfonia do "Novo Mundo", de Dvorák, tocada na íntegra, com uma precisão e vigor impressionantes. Muitos aplausos depois, foi a vez do repertório latino entrar em cena, com o Danzón nr.2, de Márquez, que tirou a plateia da cadeira, para apludir por vários minutos pedindo bis. O maestro Ricardo Castro atendeu ao pedido regendo o 1º e o 4º movimentos da Suite Estancia, de Ginastera, deixando o público boquiaberto. Logo na sequência o teatro quase veio abaixo com o Tico-Tico no Fubá, de Abreu, e uma hora e meia de concerto depois, a plateia ainda queria mais. Para acalmar os ânimos e emocionar a todos, a J2J fechou a noite com o belíssimo Nimrod, de Elgar. Depois de um concerto impecável, nada mais justo que uma comemoração regada a... pizza!
Terça-feira, 19 de janeiro
A rotina de aulas, ensaios e muito estudo se instaurou de vez para os músicos no FEMUSC. À tarde, vários instrumentistas do NEOJIBA já ensaiavam com as Orquestras do FEMUSC, alguns deles sendo comandados pelo próprio Ricardo Castro. Ele será o regente e solista da Rapsódia em Blue, de Gershwin, em concerto que ocorrerá na próxima sexta-feira. Mais tarde, às 19h, Ricardo ainda fez uma pequena e belíssima apresentação, ao lado do violinista israelense Shmuel Ashkenasi, tocando o primeiro movimento da Sonata para piano e violino em La M, de Franck. A partir de quinta-feira, vários músicos do NEOJIBA também se apresentarão em diversos pontos de Jaraguá do Sul.
Quarta-feira, 20 de janeiro
Em mais um dia repleto de aulas e ensaios, houve também apresentações dos "amigos do NEOJIBA" presentes no FEMUSC. Às 18h, os integrantes do Quarteto Arión - músicos do FESNOJIV convidados pelo NEOJIBA para participarem do Festival - tocaram, na Igreja Matriz de São Sebastião, o Quinteto em Lá M para Clarinete e Cordas, de Mozart, ao lado do clarinetista Eugenio Tiburcio. À noite, foi a vez do violista Richard Young - que a partir de 2010 será responsável pela música de câmara do NEOJIBA, além de ser professor de viola e violino - se apresentar no Pequeno Teatro da SCAR ao lado da pianista Fany Solter e do clarinetista Ovanir Buosi, executando obra de Max Bruch.
Quinta-feira, 21 de janeiro
Após um dia de estudos, os jovens do NEOJIBA puderam presenciar a belíssima apresentação de seu maestro, Ricardo Castro, que tocou mais uma vez a Sonata para piano e violino em La M, de C. Franck - desta vez na íntegra dos seus 4 movimentos -, ao lado do violinista Shmuel Ashkenasi, na série Grandes Concertos do FEMUSC. A noite também reservava uma apresentação especial da "História do Soldado", de Stravinsky, em que o jovem regente do NEOJIBA, Yuri Azevedo, faria a narração da peça. Porém, um dos solistas da orquestra passou mal e a apresentação teve de ser adiada. Aguardamos ansiosos pela estreia de Yuri como narrador!
Sexta-feira, 22 de janeiro
Hoje foi um dia repleto de apresentações para os integrantes do NEOJIBA, com músicos de cordas tocando no Shopping Breithaupt e na Igreja Matriz. Porém o melhor estava guardado para a noite. Sob a regência de Alex Klein, a Orquestra sinfônica do FEMUSC - que tinha mais de 10 integrantes do NEOJIBA, de quase todos os naipes - apresentou duas obras de Johannes Brahms. A orquestra também executou a Rapsódia em Blue, de Gershwin, tendo Ricardo Castro como solista e regente. Em noite inspirada, Ricardo fez a plateia aplaudir de pé.
Sábado, 23 de janeiro
Mesmo no sábado, boa parte dos integrantes do NEOJIBA tinham várias atividades pelo dia. Músicos de cordas e fagotes, em mais uma apresentação da série "Música no Shopping", pararam o Breithaupt com uma bela apresentação. À tarde muitos ainda tinham ensaios, mas todos pararam às 15h30 para mais uma importante reunião com Ricardo Castro. Os jovens puderam montar juntos o "Manual do Músico", com os direitos e deveres de cada um no NEOJIBA. Não muito tempo depois do final da reunião, vários músicos de sopros já tinham de subir ao palco, para apresentação da Banda do FEMUSC. À noite, foi a vez da Orquestra dos Professores, sob regência de Alex Klein, que contou com o spalla e o concertino da J2J ,Gilson Cornélio e Guilherme Teixeira, além da flautista Ana Júlia Bittencourt que tocou em uma das três obras do programa.
Domingo, 24 de janeiro
Depois de uma dura semana de trabalho, finalmente os músicos tiveram um dia realmente livre, com muitos aproveitando para fazer visitar cidades próximas, passear no shopping e ir ao cinema. Às 19h houve apresentação do Coral do FEMUSC, com a participação vocal da harpista do NEOJIBA, Aline Falcão, e do percussionista Eduardo Mota, na bateria.
Segunda-feira, 25 de janeiro
Semana nova, repertório novo. Começaram hoje os ensaios para as apresentações do final da semana do FEMUSC. Integrando a orquestra do FEMUSC, vários dos membros do NEOJIBA tocarão obras de Tchaikovsky e Beethoven. A segunda-feira também teve como destaque a excelente apresentação do spalla da J2J, Gilson Cornélio, que se apresentou no Pequeno Teatro da SCAR, pela série "Jovens Solistas" do FEMUSC. Ao lado do pianista Daniel Inamorato, ele executou a Sonata para Violino e Piano, de Debussy.
Terça-feira, 26 de janeiro
A jornada de estudos da terça-feira foi encerrada com uma grande apresentação dos metais e percussão do FEMUSC, às 20:30. Os músicos do NEOJIBA integrantes dessas famílias tiveram participação significativa, estando presentes em praticamente todos os números. Os destaques ficaram por conta do grupo de percussão, que introduziu sua apresentação com a Clapping Music, de Steve Reich - obra somente executada com as palmas dos músicos; e também para as tubas, que encerraram a noite de maneira muito bem humorada, com o "Conjunto Feminino de Tubas", que, comandado pelo alemão Andreas Hoffmeier, nada mais era do que os marmanjos tubistas vestidos de mulher, arrancando muitas risadas da plateia.
Quarta-feira, 27 de janeiro
O concerto da J2J no dia 18/01, na abertura dos Grandes Concertos do FEMUSC, emocionou muita gente que esteve presente. A exibição também impressionou autoridades e empresários da cidade de Rio do Sul, a 130 km de Jaraguá, que prontamente convidaram a orquestra para se apresentar lá. Nesta quarta-feira o dia finalmente chegou, e às 20h - com o sol ainda brilhando - o grupo adentrava o município. Sendo muito bem recepcionados, com uma mesa repleta de delícias típicas de um café colonial, o grupo logo teve que tomar os seus lugares na bela - e completamente lotada - Catedral São João Batista. O concerto foi transmitido por emissoras locais de rádio e TV, e após um breve discurso sobre o NEOJIBA, realizado por Ricardo Castro, a apresentação foi iniciada, sob a regência de Eduardo Torres. No repertório vastamente aplaudido estavam a Abertura Coriolano, a Sinfonia do Novo Mundo (1º, 2º e 4º mov.), e o Malambo. Após a apresentação todos foram convidados a jantar num restaurante local, que recebeu com exclusividade os bravos músicos da J2J.
Quinta-feira, 28 de janeiro
Em mais um presente àqueles que estão em Jaraguá do Sul, o FEMUSC promoveu outra apresentação com Ricardo Castro ao piano juntamente com o violinista israelense Shmuel Ashkenasy. Dessa vez, os músicos tocaram magicamente a Sonata "Kreutzer" para violino e piano, de Beethoven. Logo na sequência, o violista Richard Young liderou os quartetos de cordas, que executaram o "Quarteto Kreuzer", de Leos Janacek. A apresentação é fruto do Projeto Serioso, comandado por Young, que realizou um exaustivo trabalho com os 18 jovens do conjunto, sendo 4 integrantes do NEOJIBA, ensaiando 3 horas diárias. O resultado não podia ter sido melhor, e todos foram mutio aplaudidos.
Duas semanas depois do seu início era chegado o último dia de aulas do FEMUSC. Após passarem a manhã dentro da classe, muitos dos músicos do NEOJIBA também fizeram apresentações em diversos pontos da cidade, inclusive no foyer da SCAR, dando boas vindas às pessoas que vinham assistir ao último dos Grandes Concertos do Festival. Às 20h30, Ricardo Castro subia ao palco para reger e solar o Concerto n.3 para Piano e Orquestra, de Beethoven, contando com vários músicos do NEOJIBA na Orquestra do FEMUSC. Em seguida, a orquestra, agora regida por Alex Klein, mas ainda contando com cerca de 10 músicos do NEOJIBA, executou a dificílima Sinfonia n.4 de Tchaikovsky, sendo ovacionada ao final da apresentação.
Sábado, 30 de janeiro
O último dia oficial do FEMUSC por fim chegava, e uma grande cerimônia de encerramento era preparada no enorme ginásio da Arena Jaraguá. Contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, que discursaram para os mais de 2.000 presentes. Em seguida, o mestre de cerimônias convidou Alex Klein para entregar o Prêmio Revelação do FEMUSC 2010 para a pequena oboísta do NEOJIBA, Érica Smetak, de apenas 11 anos (leia mais aqui). Então foi a vez de entrar em cena a Mega-orquestra do FEMUSC, formada por cerca de 250 músicos participantes do Festival. Dentre as muitas obras executadas esteve a bucólica Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, com direito a solo de oboé da pequena Érica, e regida pelo jovem maestro do NEOJIBA, Yuri Azevedo. Sob um clima de muita emoção e alegria, terminava assim a quinta edição do FEMUSC. Que venha 2011!
Um comentário:
carissimos, parabéns pela bela apresentação de ontem a noite... gostaria de saber local e horário da apresentação em São Francisco do Sul neste sábado
Ronaldo
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