Neste último domingo, 7 de Junho, os integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) tiveram uma tarde muito especial. Eles foram à Fazenda do Natal, no povoado de Passagem dos Teixeiras, a 40 km de Salvador, para conhecer a comunidade da Pontos Coração – movimento católico em favor de crianças rejeitadas e desfavorecidas. Na visita, os jovens do NEOJIBÁ fizeram uma pequena apresentação e entregaram uma boa quantidade de donativos, entre brinquedos, agasalhos e alimentos.
Os músicos da J2J, sob a direção de Ricardo Castro, se apresentaram na capela da comunidade, tocando a partes da Suíte Carmen, de Bizet, além de um arranjo improvisado e divertido de Asa Branca de Luiz Gonzaga, entre outras músicas regionais. Depois, numa confraternização no refeitório, os músicos e as crianças da comunidade brincaram, cantaram e dançaram. Segundo Tati, uma das voluntárias francesas, moradora da fazenda, essa visita faz muito bem às crianças, despertando a sensibilidade artística deles através da música, abrindo seus ouvidos e corações, e conhecendo de perto sonoridades que eles nunca tiveram a oportunidade de apreciar.
Pontos Coração foi fundado em 1990 pelo padre Thierry de Roucy, que naquela época era superior da congregação dos Servidores de Jesus e Maria na França. Hoje mais de 200 pessoas de 19 nacionalidades diferentes estão envolvidas como missionárias na Obra Pontos Coração, em 21 países. Na Fazenda do Natal vivem cerca de 50 pessoas, entre voluntários, famílias, crianças, pessoas idosas e doentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário