terça-feira, 18 de março de 2014

Integrantes do NEOJIBA dão aulas em escolas no sul da Bahia


Cerca de 20 monitores do NEOJIBA estão em Trancoso, no extremo sul da Bahia, onde realizam oficinas e iniciação e técnica musical em instituições de ensino da região. Foram enviados professores de trompa, violoncelo, flauta, clarineta, contrabaixo entre outros instrumentos, além de integrantes do Coral Juvenil do NEOJIBA - ICEIA. As atividades acontecem em paralelo ao festival Música em Trancoso. Ao todo, o Programa visita seis escolas públicas além do Instituto SHC, parceiro do NEOJIBA desde 2010. 

A harpista Elienai Esquivel (de óculos) afirma que os alunos deixam o ambiente mais agradável 

Elienai Esquivel Santos tem 19 anos e é harpista do NEOJIBA. Ela viajou a Trancoso pela primeira vez como monitora do Programa. "Apesar de ser monitora em Salvador, os alunos daqui têm me surpreendido muito. Eles têm grande capacidade de percepção e conseguem deixar a aula num ambiente agradável. Eles se divertem e apreendem ao mesmo tempo, não é uma aula tão séria... Sempre surpreendem!", afirma Elienai, que deu aulas de iniciação musical às crianças do ISHC. Já Renan Pinto, de 18 anos, é clarinetista e já deu aulas na Orquestra Pedagógica Experimental (OPE) e no Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) do NEOJIBA no SESI Itapagipe. Em Trancoso, na escola Higina Cristo, Renan deu aula de iniciação musical pela primeira vez e afirma ter gostado do desafio. "Em Salvador a gente sempre trabalha com instrumentos que ajudam nas oficinas, mas aqui o trabalho que eu fiz foi só com voz e corpo. É um desafio diário. Mas aqui eu aprendi mais com eles nesses dias do que eles comigo", declara o clarinetista.

Os músicos e membros da Equipe NEOJIBA ficam em Trancoso até o dia 23 de março. Daqui até lá escolas de outras cidades da região também vão receber apoio pedagógico do NEOJIBA. Daniel Marinho toca clarineta e foi até Arraial D'Ajuda ensinar música às crianças do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães. A turma era formada por alunos com idade entre 14 e 19 anos e Daniel destacou a facilidade que eles têm de apreender o conteúdo apresentado por ele. "Pegaram tudo muito rápido, são bem inteligentes. No começo essa faixa etária me assustou um pouco, porque pensei que eles não iriam gostar das dinâmicas que geralmente usamos com crianças mais novas, mas eles gostaram. Tem alguns meninos lá que adoram música clássica, tem uma menina apaixonada por cello. Eu aprendi como lidar com essa faixa etária e tô tendo mais experiências...", declarou.
Os integrantes do NEOJIBA estão no extremo sul da Bahia a convite do Festival Música em Trancoso.

Nenhum comentário: