sexta-feira, 17 de maio de 2013

Venezuelanos do "El Sistema" visitam NPO SESI Itapagipe e se encantam com o trabalho



Os alunos do NPO SESI Itapagipe receberam, na manhã desta sexta-feira (17 de maio), a visita especial de dois músicos do "El Sistema" venezuelano. Eduardo Salazar (regente) e Angélica Olivo (violino) foram conhecer de perto o trabalho realizado pelos monitores do NEOJIBA e aproveitaram para participar dos ensaios. Salazar escutou a orquestra, gostou muito do que ouviu e se empolgou para trabalhar com os meninos. Ele, que também é violinista da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, realizou especialmente uma atividade com as cordas, focando na técnica de arco. Após esse trabalho, ele realizou regeu o arranjo da obra "O Barbeiro de Sevilha" de Rossini.

A violinista, que é spalla da Sinfônica Juvenil Teresa Carreño, pôde observar o ensaio e também tocou com os violinos da orquestra, para ajudar. Os meninos ficaram encantados e pediram para que Angélica tocasse uma obra para eles. O pedido foi prontamente atendido, com uma belíssima execução de uma Fuga de J. S. Bach. A pequena "canja" foi assistida por todos os alunos do SESI, desde os da orquestra mais experiente até a dos novatos, passando pelo coral.

Ambos os músicos ficaram muito felizes com o resultado, principalmente o Salazar - que já teve a oportunidade de visitar o NEOJIBA em outras ocasiões -, que ficou extasiado ao ver o crescimento e os frutos do Programa. No sábado, eles retornam ao SESI para assistir ao concerto dos jovens no evento Ação Global.

Eduardo Salazar e Angélica Olivo se apresentam na próxima quarta-feira (22), às 20h, quando ele sobe ao Palco Principal do TCA para reger a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, e ela atuará como solista. Mais cedo, às 15h, Salazar também rege a Orquestra Castro Alves no primeiro Concerto Didático do ano.

Nenhum comentário: