sexta-feira, 20 de março de 2009

Músicos convidados

Os jovens da Juilliard School em participação especial no Concerto Didático

Neste primeiro semestre, o NEOJIBÁ tem tido a honra de contar com o apoio de vários músicos ilustres do cenário nacional e internacional. Os mais competentes profissionais vieram a Salvador especialmente para trabalhar com os mais de 130 integrantes do projeto, ensinando, orientando e tocando.

Desde o início de março desfrutamos da presença da oboísta principal da Orquestra de Câmera Portuguesa, Eldevina Materula – ou Divina, como é carinhosamente chamada –, que tem compartilhado com a família das madeiras sua enorme experiência em orquestras. Ela tem ministrado master classes e aulas individuais com os oboés, além de dirigir magnificamente os ensaios das madeiras. Ainda em março esteve em Salvador por duas semanas um grupo de nove estudantes da conceituada Juilliard School, de Nova York, para trabalhar com os integrantes do NEOJIBÁ. Os instrumentistas, também jovens, deram aulas diariamente, trocaram experiências e ainda fizeram uma belíssima participação no concerto didático do dia 11 de março, no TCA. O grande interesse e desejo de apoiar o NEOJIBÁ fizeram com que os músicos americanos chegassem até a criar um blog falando sobre o projeto (neojibanyc.blogspot.com), com o objetivo de promover o intercâmbio e ajudar o projeto. Além disso, eles doaram um violoncelo e diversos outros materiais. A intenção deles é que a iniciativa se repita anualmente.

O NEOJIBÁ contou também com os spallas da OSESP, (Orquestra Sinfônica de São Paulo) Cláudio Cruz e Emmanuele Baldini. Cruz regeu a Orquestra Sinfônica 2 de Julho com muito vigor, ensaiando o Romeu e Julieta, de Tchaikovsky. Já Baldini, além de ouvir as audições dos violinos da J2J, dirigiu os ensaios das cordas e deu aulas para os violinos. No final do mês, veio diretamente de Belém do Pará o trompista da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, Sóstenes Siqueira, para trabalhar e reforçar o naipe.

Como dá para notar, não faltaram atividades para os meninos do NEOJIBÁ, e muito mais está vindo por aí.

Nenhum comentário: